Livraria da BN, um espaço extra de animação cultural
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
 
Eventos em 2002

"Teixeira de Pascoais: espólio manuscrito na BPMP"

Exposição concebida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), com o objectivo de homenagear o poeta, no cinquentenário da sua morte. Dá a conhecer o espólio manuscrito de Pascoais, guardado na BPMP, incluindo textos em poesia e prosa, cartas e bilhetes postais trocados entre o autor e outras figuras notáveis do seu tempo.

De 19 de Dezembro de 2002 a 15 de Março de 2003 | Mais informações

Encontro sobre Preservação Digital: Experiências e Estratégias

A Biblioteca Nacional organiza um Encontro sobre “Preservação Digital - Experiências e Estratégias “ que terá lugar no próximo dia 25 de Novembro, no Auditório da Biblioteca Nacional, conjuntamente com a ECPA - European Commission on Preservation and Access e com a participação do DELOS - Network of Excellence on Digital Libraries e o CLIR - Council on Library and Information Resources.

25 de Novembro de 2002 | Para mais informações consulte o site sobre o tema em http://purl.pt/142

«Raul Brandão - A Obra e o Homem»

«Raul Brandão - A Obra e o Homem» é uma reedição da biografia antológica que João Pedro de Andrade publicou em 1963, e que há muito se encontra esgotada.
Apreciada pela crítica de então, esta obra é ainda hoje a mais completa introdução à obra de Raul Brandão.
Escreve Vítor Pena Viçoso, na apresentação da presente edição: «O ensaio de João Pedro de Andrade conduz o leitor, como se de um guião se tratasse, a percorrer com atenção e prazer a obra de um autor cuja linguagem não é imediatamente acessível...»

24 de Outubro de 2002 às 17:30 na Livraria da BN | Mais informações

“Victor Hugo na Imprensa Portuguesa”

Organizada pelo Museu Nacional da Imprensa, esta exposição apresenta os principais jornais que, nos séculos XIX e XX, deram eco da projecção de Victor Hugo em Portugal, mostrando também correspondência que o autor do romance “Os Miseráveis” manteve com jornalistas portugueses.

De 15 de Outubro de 2002 a 25 de Janeiro de 2003 | Mais informações

“Fragmentos poéticos de Fernando Pessoa: esculturas em bronze”

Inspirado na obra de Fernando Pessoa, o escultor Santos Lopes trabalhou, ao longo de 10 anos, as 32 peças em bronze que se apresentam nesta exposição.
Estes “poemas em bronze”, com que o artista procura homenagear o seu ídolo, representam o amor platónico, a paixão pela natureza, a música, os heterónimos, entre outras facetas de Pessoa.

De 10 de Outubro a 30 de Novembro de 2002| Mais informações

Ambições e Limites do Neo-Realismo Português

Uma antologia dos textos que João Pedro de Andrade publicou sobre o tema, em jornais e revistas, ao longo dos anos de 1938 a 1966, ou seja, todo o período mais significativo do movimento.
Escreveu Ernesto Rodrigues na apresentação desta antologia: « João Pedro de Andrade … é um modelo de atenção, sabedoria e risco».

19 de Setembro de 2002, 17.30h, Livraria da BN | Mais Informações

Damião de Goes - os Caminhos de Um Humanista

Nascido em Alenquer, há precisamente 500 anos, Damião de Goes é o maior vulto do Humanismo português. Tendo, em Fevereiro passado, emitido um selo comemorativo do 5.º centenário do seu nascimento, os CTT lançam agora um livro sobre a sua vida e obra, da autoria de Luís Filipe Barreto.
A apresentação da obra está marcada para 10 de Setembro, às 18 h, na Livraria da BN e será precedida por uma visita à exposição “Damião de Góis: Humanista Português na Europa do Renascimento”, patente na BN até 31 de Outubro.

Visita à exposição de Damião de Góis - Dia 10 de Setembro, 17.30h, Museu do Livro da BN.

10 de Setembro de 2002, 18.00h, Livraria da BN | Mais Informações

“Damião de Góis: Humanista Português na Europa do Renascimento”

Realizada em parceria com a Câmara Municipal de Alenquer, a exposição assinala o V centenário do Nascimento de Damião de Góis (1502-1574). Apresenta três núcleos temáticos - 1. Dos costumes à crónica; 2. Da urbe ao orbe; 3. Relações portuguesas e europeias: o cosmopolitismo de Damião de Góis - bem como toda a obra de Góis.

De 25 de Julho a 31 de Outubro de 2002 | Mais informações

“Leilões de livros: erudição, coleccionismo e negócio (séculos XVIII-XX)"

Exposição sobre a actividade leiloeira de livreiros em Portugal, desde o seu início, no séc. XVIII. São mostrados pela primeira vez ao público dezenas de catálogos de leilão de livros, bem como alguns desenhos, anúncios e caricaturas. Também patentes estão aquisições da BN, feitas em leilões.

De 18 de Julho a 26 de Outubro de 2002 | Mais informações

Textos de Imprensa IV da Gazeta de Notícias de Eça de Queirós

Apresentação da edição crítica da obra de Eça de Queirós, Textos de Imprensa IV Da Gazeta de Notícias, editada pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM). A responsável por esta edição crítica é a Profª Elza Miné, que contou com a colaboração da Profª Neuma Cavalcante. A obra será apresentada pela Profª Helena Buescu, da Faculdade de Letras de Lisboa.

11 de Julho de 2002, 18.30h, Livraria da BN | Mais Informações

VISITA GUIADA à exposição “Pedro Nunes (1502-1578): nouas terras, nouos mares, e o que mays he: nouo ceo e nouas estrellas”

No âmbito das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Pedro Nunes, vai realizar-se uma visita guiada à exposição “Pedro Nunes (1502-1578): nouas terras, nouos mares, e o que mays he: nouo ceo e nouas estrellas”. A visita é guiada pelo comissário da exposição, Prof. Henrique Leitão, e especialmente dirigida a académicos.

6 de Julho de 2002, 11h, BN | Mais Informações

Instrumentos Científicos de Pedro Nunes

No âmbito das comemorações do V centenário do nascimento de Pedro Nunes, o Sr. Comandante Estácio dos Reis da Academia da Marinha fará uma apresentação sobre os instrumentos científicos de Pedro Nunes - de que se destacam o instrumento de sombras e o nónio - na Biblioteca Nacional.

22 de Junho de 2002, 11h, BN | Mais Informações

Livros Romenos

Exposição de novidades editoriais da Monitorul Oficial da Roménia (equivalente à Imprensa Nacional Portuguesa).
As obras tratam variados assuntos, desde a medicina ao direito, passando pela literatura, a arte e a história, entre outros.

De 17 a 28 de Junho de 2002 | Mais informações

Leituras: Gil Vicente

Associando-se às comemorações do quinto centenário da representação do Monólogo do Vaqueiro (a 6 ou a 7 de Junho de 1502), a Biblioteca Nacional consagra este número da revista "Leituras" a Gil Vicente.

7 de Junho de 2002, 19h, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Mais informações

A Construção de Mazagão – cartas inéditas 1541-1542

Apresentação da obra A Construção de Mazagão – cartas inéditas 1541-1542, da autoria do Doutor Rafael Moreira e editada pelo Instituto Português do Património Arquitectónico. A apresentação será feita pelo Dr. Paulo Pereira, historiador e Vice-Presidente do IPPAR.

6 de Junho de 2002, 17.30h, Livraria da BN | Mais informações

“Pedro Nunes (1502-1578): nouas terras, nouos mares, e o que mays he: nouo ceo e nouas estrellas”

Integrada nas Comemorações Nacionais do V centenário do nascimento de Pedro Nunes (1502-1578), a Biblioteca Nacional (BN) desenvolveu um amplo projecto de pesquisa sobre a obra do matemático e cosmógrafo e seu reflexo no mundo científico dos séculos XVI e XVII. Este projecto traduz-se numa exposição, inaugurada no dia 23 de Maio de 2002 e patente até 07 de Setembro de 2002, no lançamento de um catálogo bibliográfico e na edição de um site (<http://purl.pt/40>).

De 23 de Maio a 7 de Setembro de 2002 | Mais informações

“ContoS Contigo”

Exposição realizada pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB) e acolhida na Biblioteca Nacional (BN). Apresenta 16 cartazes em banda desenhada concebidos a partir de 4 contos e uma novela de Eça de Queirós, Machado de Assis, Miguel Torga, Clarice Lispector e Branquinho da Fonseca.

De 23 de Abril a de 3 de Maio de 2002 | Mais Informações

Os Sucessores de Zacuto: O Almanaque na BN do séc. XV ao XXI - Exposição

Mostra iconográfica concebida para divulgar ao público a evolução e a diversidade deste tipo de publicações, desde o Almanach Perpetuum, primeiro almanaque impresso em Portugal por Abraão Zacuto no séc.XV, até aos nosso dias.

De 11 de Abril a 6 de Julho de 2002 | Mais informações

"Imprensa da Universidade de Coimbra: a história, os homens e os livros"

Exposição organizada pela Imprensa da Universidade de Coimbra com o objectivo de dar a conhecer a sua história, destacando os protagonistas desse percurso, não isento de sobressaltos, e os principais títulos publicados.

De 9 de Abril a de 11 de Maio de 2002 | Mais informações

Inventário dos Códices Iluminados até 1500

A Biblioteca Nacional (BN) /Ministério da Cultura vai lançar o Vol. 2 impresso, e o CD-ROM multimédia, Inventário dos Códices Iluminados até 1500, no dia 7 de Março, às 18 horas, na Livraria da BN. Esta obra pretende inventariar os manuscritos medievais com iluminura à guarda das instituições do Estado, de todos os distritos portugueses.

7 de Março de 2002, às 18 horas | Mais Informações

Estar apresenta colecção Thesis na livraria da BN

A editora Estar apresenta na próxima quinta-feira, dia 21, pelas 17.30 horas na livraria da Biblioteca Nacional, a colecção Thesis, constituída por teses académicas elaboradas com base em investigações feitas em fundos documentais da BN.

21 de Fevereiro de 2002 | Mais Informações

“Zoologia & Botânica do Brasil”

Exposição organizada pela Biblioteca Pública Municipal do Porto e pela Biblioteca Nacional. Visa mostrar a colecção de desenhos aguarelados produzidos aquando da expedição portuguesa à selva amazónica e ao norte do Brasil, no séc. XVIII, retratando numerosas espécies de fauna e flora, a maioria das quais está, actualmente, em vias de extinção.

De 7 de Fevereiro a 1 de Junho de 2002 | Mais informações

'Fogo de Artifício: Festa e Celebração'

Mostra iconográfica, realizada a partir da colecção de Estampas da BN, representando grandes exibições pirotécnicas ocorridas em Portugal, Itália, França e Brasil, entre 1709 e 1880. Também estão patentes, de entre os principais tratados europeus de pirotecnia, as edições existentes na BN.

De 24 de Janeiro a 28 de Março de 2002 |
Mais Informações

 

 
» Eventos em 2006
» Eventos em 2005
» Eventos em 2004
» Eventos em 2002
» Eventos em 2001