agenda 2006
Os livros que se salvaram na Campanha da BN
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
     

 


 

De 24 de Maio a 28 de Julho de 2006 | Entrada grátis

Os livros que se salvaram na Campanha da BN

A Biblioteca Nacional de Portugal inaugura no dia 24 de Maio, pelas 18 horas, na sala Museu do Livro, uma exposição bibliográfica que tem por especial característica apresentar os resultados do empenho da sociedade civil na salvaguarda do património comum e reservatório de saberes centenários que é o Livro.

No mesmo dia, pelas 11 horas, será assinado pelo Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Dr. Emílio Rui Vilar, e pelo Director da Biblioteca Nacional o Protocolo de Cooperação que visa promover o restauro de obras pertencentes às colecções da BN que constituem marcos na história da tipografia e da criação cultural portuguesas, comprometendo-se nele a FCG a contribuir anualmente com um financiamento de 50 000 € (cinquenta mil euros) e assumindo a Biblioteca Nacional a responsabilidade pela selecção das obras, pela supervisão técnica do processo por parte dos seus especialistas, pela contratação de dois conservadores restauradores exclusivamente adstritos ao processo e pela assunção de todas as despesas de estrutura e de funcionamento da “UNIDADE DE RESTAURO FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN” que funcionará no seu Laboratório de Conservação e Restauro. A BN compromete-se, também, a realizar anualmente uma mostra das obras restauradas com os fundos providenciados pela FCG, assegurando a edição do respectivo catálogo, onde será explícita e visivelmente mencionado o patrocínio concedido.

Salve um Livro é uma campanha de recuperação patrimonial, levada a efeito pela Biblioteca Nacional de Portugal a partir do generoso contributo mecenático. No momento em que fica concluída a segunda edição, pode dizer-se que esta campanha resultou num conjunto significativo de obras que se salvaram: cerca de 16 mil euros provenientes de doações (entre particulares, empresas e outras organizações) permitiram realizar um trabalho de conservação e restauro, com metodologias de abordagem distintas, em 61 obras cuidadosamente seleccionadas.

A escolha criteriosa dos livros incidiu, na sua maioria, em obras do século XVIII, mas, de um modo geral abrange espécies dos séculos XVII a XX; do seu elenco constam títulos de autores anónimos, estrangeiros em edições portuguesas, como Lope de Vega ou Rafael Bluteau, e nacionais, como Azevedo Fortes ou Miguel Torga, José Régio e Branquinho da Fonseca em primeiras edições.

As peças bibliográficas recuperadas são agora expostas na sua totalidade, podendo dar-se conta, com exemplos que se destacam no conjunto, dos processos e níveis de intervenção a partir do objecto no seu estado anterior. De um modo geral, procede-se a legendagem detalhada do trabalho técnico efectuado nos laboratórios e pelos técnicos da Biblioteca Nacional.

Horários de visita à exposição
Inverno (18 de Setembro a 14 de Julho) Dias úteis - 09.30 às 19.30h
Sábado - 09h30m às 17h30m
Domingo - Encerrada.

Verão (15 de Julho a 16 de Setembro)
Dias úteis: 09.30 às 17.30H
Sábado e Domingo - Encerrada

Entrada Livre. Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.

Visitas guiadas

Marcações através dos telefones 21 798 2428 / 21 798 2068 ou do endereço electrónico rel_publicas@bn.pt