página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
  7 de Julho a 3 de Setembro

I Guerra Mundial: cartazes da colecção da BN

Com o patrocínio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, esta exposição patenteia uma selecção de 65 cartazes de um vasto conjunto de 256 obras sobre o referido período histórico. Pertencentes ao património da BN, fazem parte, na sua quase totalidade (253), da generosa doação de 356 cartazes, sobre vários temas, efectuada por Abílio Pacheco Teixeira Rebelo de Carvalho, em 1977, a esta instituição.

Os cartazes expostos são essencialmente americanos e franceses (embora com representação britânica, italiana e portuguesa) correspondendo à proporcionalidade do conjunto existente. Na exposição, organizada por grandes áreas temáticas (Recrutamento, Financiamento, Esforço de Guerra e Acção Política), sendo esta uma das leituras possíveis, figuram os principais designers gráficos franceses e americanos da época, tais como Charles Dana Gibson, Francisque Poulbot, Howard Chandler Christy, James Montgomery Flagg, Jean-Louis Forain, Joseph C. Leyendecker, Jules-Abel Faivre, Théophile-Alexandre Steinlen, Wladyslaw Benda, etc. O visitante poderá confrontar-se com significativa amostragem de uma enorme produção de propaganda, a qual, pela primeira vez, é organizada pelos governos de forma consciente e metódica como eficiente mecanismo de manipulação de massas numa escala até então nunca vista.

A exposição é acompanhada pela publicação de um catálogo que descreve todos os 256 cartazes referentes à I Guerra Mundial existentes na Colecção de Cartazes da BN e para além de estudos sobre propaganda política e design gráfico da época, faculta uma detalhada Cronologia (1910-1920), bibliografia e sites de referência seleccionados na Internet sobre o tema. Está também disponível um site na internet sobre o mesmo tema onde podem ser vistas as obras aí presentes. A exposição estará patente ao público até 4 de Setembro de 2004 e pode ser visitada nos horários abaixo indicados.

Graça Garcia


Horário de visita à Exposição: Dias úteis: 10h - 19h
Sábados: 10h-17h
Encerra domingos e feriados

HORÁRIO DE VERÃO
De 19/07 a 18/09
Dias úteis: 09:30 h - 17:00 h
Encerra s ábados, domingos e Feriados