Coleções
Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Sala de Leitura Geral

 

Horário

2.ª a 6.ª Feira, 09h30 - 19h30

Sábados, 09h30 - 17h30

 

Contactos
Tel. 21 798 2000

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Monografias e Coleções especiais


A coleção de monografias do Fundo Geral, a mais extensa coleção da BNP, encontra-se organizada em grandes áreas temáticas em que se distingue o carácter eminentemente humanístico do acervo, pelo volume das secções de Literatura, Ciências e Artes e Ciências Civis, seguidas de História e Geografia e, ainda, Religião.

Faz parte do Fundo Geral um conjunto de importantes livrarias particulares, das quais se destacam: a Livraria Fialho de Almeida com 4.408 obras, legada em testamento em 1912; a Livraria Varatojo com 4.724 obras, raro exemplo do conteúdo e organização de uma livraria conventual setecentista; e a Biblioteca Brito Rato, constituída por 16.334 obras dos sécs. XIX e XX , versando áreas como a Hagiografia, a Psicologia, a Literatura, a História, a Biografia, etc.

Merecem, ainda, referência, a Coleção Sibylle Blei - Sara Halpern, testemunho vivo da vida literária da Alemanha e da Áustria, na viragem e nas primeiras décadas do séc. XX, e a coleção do Arquivo Histórico-Social, especializada em temas de interesse para a história do movimento operário do início do século XX e da ideologia libertária que o influenciou. Trata-se de uma coleção privada, proveniente de antigos militantes e organizações anarquistas, depositada na Biblioteca Nacional por contrato celebrado em 1980.