Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_pascoaes

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel.21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30 /

sáb.  09h30 - 17h30

 

Folha de sala

 

 

clepul

 

Apoio:

amarante

 

 

 

 

 

Biografias de Teixeira de Pascoaes

MOSTRA | 15 out. - 31 dez. '14 | Sala de Referência | Entrada livre

 

Assinalando os 80 anos da publicação da biografia de São Paulo, a mostra Biografias de Teixeira de Pascoaes e o congresso As biografias no pensamento português dos séculos XIX-XX,  irão abrir o triénio pascoalino, um conjunto de eventos que, em 2014, 2015 e 2017, evocarão a figura de Teixeira de Pascoaes (1877 - 1952). A organização estará a cargo do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e outras instituições.

 

Teixeira de Pascoaes (1877-1952) foi, sobretudo na sua fase inicial, o principal inspirador e um dos representantes – juntamente com Álvaro Pinto, Jaime Cortesão, Leonardo Coimbra, António Sérgio e Raul Proença – do movimento designado por Renascença Portuguesa, cujo órgão representativo foi A Águia,  Revista Mensal de Literatura, Arte, Ciência, Filosofia e Crítica Social, e um dos expoentes máximos do Saudosismo, movimento teorético que aponta para uma cisão originária e a possível restauração da condição decaída do ser humano. A sua obra, dividida por poesia, prosa e reflexão, reflete a experiência ontológica, metafísica e teleológica da saudade, em que, além de uma dimensão profético-messiânica está presente também um cunho pedagógico ligado à preservação da alma e do modo de ser português. O pensamento de Teixeira de Pascoaes assume ainda uma faceta místico-religiosa marcada pela presença-ausência (conceito bicéfalo comum na crítica pascoalina) de Deus e da Natureza.

 

Na mostra, para além de diversas edições, em português e noutras línguas, das biografias de S. Paulo, S. Jerónimo, Napoleão e Camilo Castelo-Branco, e de diversos documentos com elas relacionados – um cartão de agradecimento de Humberto Delgado pela oferta da biografia de S. Paulo, recensões críticas, correspondência com editores nacionais e estrangeiros, ou com figuras como Bento de Jesus Caraça ou Ângelo César, entre outros – podem ser vistos ainda diversos objetos de uso pessoal de Teixeira de Pascoaes – tinteiros, canetas de madeira, aparos, uma boina ou uma bengala de madeira de marmeleiro.

 

O congresso, que conta com a participação de escritores e académicos portugueses e estrangeiros, irá abordar a biografia como género literário e as linhas de força do pensamento de Teixeira de Pascoaes, quer através das personagens das suas biografias, quer na relação que estabelece com outros cultores do género com os quais mantém afinidades.

 

Segue-se em 2015 (set. - out.) a exposição A arte de ser português e, entre 28 e 30 de outubro, no auditório da BNP, um congresso com o mesmo nome, assinalando a publicação da obra homónima de Teixeira de Pascoaes.

 

Por último, em 2017 (out. 2017 - jan. 2018) decorrerá a exposição Teixeira de Pascoaes: pensamento e memória, e, entre 26 e 28 de outubro, também no auditório da BNP, um congresso comemorativo dos 140 anos do nascimento de Teixeira de Pascoaes.