Biblioteca Nacional de Portugal Campo Grande, 83 1749-081 Lisboa Portugal
Tel. 21 798 20 00 Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
O códice na BND
Folha de sala
Um mês, um códice iluminado | programa

|
A importância de um manual universitário na Abadia de Alcobaça: os quatro livros das Sentenças de Pedro Lombardo
SEMINÁRIO | 3 outubro | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre
Sétimo encontro do ciclo de seminários "Um mês, um códice iluminado", iniciativa do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal.
![[Sententiarum libri IV / Pedro Lombardo], [1301-1400]; ALC. 417, Fl. 1 mes_codice_alc-417_0003](/images/stories/agenda/2013/mes_codice_alc-417_0003.jpg) Os quatro livros das Sentenças ou Sententiarum libri IV foram redigidos entre 1156 e 1158 por Pedro Lombardo, professor na École de Notre Dame e Bispo de Paris. A seguir à Bíblia, foi a obra mais lida e comentada na Idade Média e até ao séc. XVI, quer em contexto religioso, quer no meio universitário, mas foi também conhecida em ambiente de corte.
Este best seller medieval reúne citações da Bíblia, de autorictas da Patrística como de Sto. Agostinho, de autores contemporâneos de Pedro Lombardo como Graciano e Hugo de São Victor, referências entrosadas com questões teológicas significativas para a época e abordadas nos quatro livros. O primeiro livro versa sobre a natureza de Deus, o seguinte sobre a Criação divina e o pecado, o terceiro centra-se em Cristo salvador e por fim, o quarto livro aborda os Sacramentos como forma do homem alcançar a Graça.
O exemplar manuscrito núcleo deste nosso seminário pertenceu à biblioteca da Abadia de Alcobaça ( Alc. 417) e revela-se bastante interessante do ponto de vista da sua decoração iluminada, pois levanta algumas questões no que concerne à sua origem e ligação a códices de origem francesa de meados do séc. XIII.
A apresentação estará a cargo de Catarina Fernandes Barreira (IEM-FCSH-UNL)
|