Sobre a BNP
Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

Tel. 21 798 20 00
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Missão e atividades


A BNP tem por missão proceder à recolha, tratamento e conservação do património documental português, em língua portuguesa e sobre Portugal, nos vários tipos de suporte em que este se apresente, bem como assegurar o seu estudo, divulgação e as condições para a sua fruição e garantir a classificação e inventariação do património bibliográfico nacional.

Com esta definição, dada pela sua atual lei orgânica, a Instituição prossegue, no essencial, os fins e objetivos fundamentais para que foi criada, em 1796. As suas atribuições têm hoje, naturalmente, uma expressão mais diversificada no conjunto de serviços que presta, quer à cultura portuguesa e ao público em geral, entre outros aspetos através do Catálogo em linha das suas coleções e da Biblioteca Nacional Digital, quer aos profissionais dos sectores da edição e da informação e documentação.

Nesse sentido, a BNP atua como Agência Bibliográfica Nacional, responsável pelo Depósito Legal e pelos serviços ISSN, ISMN e CiP, pelo registo e difusão da Bibliografia Portuguesa e pela coordenação e gestão da PORBASE - Base Nacional de Dados Bibliográficos. Neste âmbito, tem igualmente assumido formas de intervenção diversa em prol do desenvolvimento profissional das bibliotecas, a que também se alia a sua função de Organismo de Normalização Sectorial para a documentação e informação em Portugal.

A proteção e valorização do património bibliográfico são os outros dois eixos fundamentais da missão da BNP, enquanto entidade responsável pelas formas de preservação e controlo desse património e na sua qualidade de guardiã da maior coleção nacional de tesouros bibliográficos cujo estudo e divulgação deve promover, no País e internacionalmente, através de projetos de colaboração interinstitucional, exposições, atividades de investigação e publicações.