Sobre a BNP
Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 0021 798 20 00

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Organizações internacionais

 

Projetos internacionais

 

Portais internacionais

Cooperação

Desde os finais da década de 80 do séc. XX que a Biblioteca Nacional alargou e intensificou a sua participação em iniciativas de cooperação profissional, tanto a nível nacional como internacional.

 

Em Portugal, promoveu um extenso programa de atividades de colaboração com bibliotecas de todos os tipos, centrado nas necessidades e objetivos de desenvolvimento da PORBASE - Base Nacional de Dados Bibliográficos, suporte funcional do Catálogo Coletivo em Linha das Bibliotecas Portuguesas. Mais recentemente, passou a oferecer os serviços de um agregador de metadados - RNOD - para promover a colaboração no âmbito das atividades de digitalização e a participação das bibliotecas na Europeana.

 

Para além deste objetivo, têm sido diversas, ao longo de mais de 20 anos, as atividades da BNP para promover a informatização, desde a produção e distribuição de aplicações de gestão de biblioteca, até à formação e edição de publicações técnicas, passando pela coordenação das atividades de normalização em documentação e informação. Ver mais informação em serviços para profissionais de informação.

 

A nível internacional, e para além da colaboração regular nas atividades das mais relevantes organizações de caráter profissional do âmbito das bibliotecas, a BNP tem mantido, desde os anos 90, participação regular em projetos e ações, maioritariamente cofinanciados por programas da Comissão Europeia, e em portais internacionais que constituem serviços de pesquisa coletivos.  .

 

A cooperação estende-se, também, a ações de interesse comum desenvolvidas com base em protocolos de colaboração com entidades diversas, tais como universidades, fundações e outras instituições individuais, tanto nacionais como estrangeiras, para apoio de projetos de investigação, colaboração técnica e formação.