Biblioteca Nacional de Portugal Campo Grande, 83 1749-081 Lisboa Portugal
Tel. 21 798 20 00 Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Conversas com Compositores:
Sílvia Mendonça e Tiago Cabrita
Daniel Moreira e Nuno da Rocha
Diogo Novo Carvalho e Igor C. Silva
|
Ana Seara e Nuno Jacinto
CONVERSAS COM COMPOSITORES | 9 março | 16h00 | Sala de Projeções BNP | Entrada livre
Iniciativa conjunta da BNP com o mpmp - movimento patrimonial pela música portuguesa, Conversas com Compositores iniciou-se em 2012 e pretende ser uma série de encontros com jovens compositores, dos quais este é o quarto.
Ana Seara
Nasceu em Coimbra em 1985. Iniciou os seus estudos de Ballet com apenas 3 anos, ingressando mais tarde, em 1991, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
Frequentou e terminou com distinção o único Curso Complementar de Composição ministrado em Portugal, leccionado pelo Professor Paulo Bastos. No âmbito deste curso, algumas peças suas (incluindo peças electroacústicas) foram estreadas.
Como aluna do Conservatória de Braga, participou ainda em várias audições e recitais, assim como em Cursos de Pedagogia Pianística, sendo premiada, por 4 anos consecutivos, no Concurso Regional de Piano realizado anualmente em Braga.
No ano lectivo 2003/2004 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa, no Curso de Composição. Em 2007 concluiu a Licenciatura em Composição da ESML com uma média final de 19 valores. Foi aluna de Professores como António Pinho Vargas, Christopher Bochmann, Carlos Caires, Luís Tinoco, João Madureira, Sérgio Azevedo, Carlos Fernandes, Roberto Peréz, José Luís Ferreira, Vasco Pearce de Azevedo, Benoît Gibson e Nuno Bettencourt Mendes.
Como aluna da ESML, esteve na organização do projecto “Peças Frescas” - projecto da ESML, com a coordenação do Professor Luís Tinoco, em pareceria com o S. Luiz Teatro Municipal (Lisboa), que tem como principal objectivo estrear, em concerto, peças compostas pelos alunos da classe de composição. Fez parte da comissão organizadora e da produção do III, IV e V Festival de Música da ESML também realizado no S. Luiz Teatro Municipal de Lisboa.
Em Setembro de 2005, uma das suas peças (Resson[ÂNSIAS]…) foi apresentada no Festival Internacional Musica Viva. Com a sua peça Discursos concorreu à primeira edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, obtendo uma Menção Honrosa na categoria de Música de Câmara e em 2007 venceu o 2º prémio da categoria “Música de Orquestra” da 2ª edição deste mesmo concurso com a peça Perpétuité.
Ainda em 2007 compôs Opalescências - encomenda da Antena2 (peça obrigatória para oboé, nível superior, do Prémio Jovens Músicos 2007) - e Três Telas de Barcelona – para a ORCHESTRUTOPICA, estreada no auditório da Culturgest Lisboa. Esta última peça foi novamente apresentada pela Orchestrutopica, a convite do compositor António Pinho Vargas, no evento "Música Portuguesa, Hoje" no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em Julho de 2008.
Foi premiada no 3º concurso internacional de composição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, nas categorias de música de câmara, com o 2º Prémio e música de orquestra, com o 1º Prémio, com as peças “Poema, Mensagem” e “Le Foncé ciel de la Nuit Glacée”, respectivamente. Participou, também, no II Atelier de Leitura para Jovens Compositores da Orquestra do Algarve, assim como teve encomendas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.
Neste momento, está a trabalhar na sua tese de Mestrado em Composição na Universidade de Évora sob a orientação do Professor Christopher Bochmann e co-orientação do Professor Carlos Caires. Exerce funções de docente no Conservatório de Música de Cascais, assim como é membro da produção e programação da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.
Nuno Jacinto
Iniciou os seus estudos no CEPAM (Ilha da Madeira) em Violino, Piano, Órgão e Harpa. Estudou Violino com o professor Vladimir Proudnikov, ingressando em 2000 no Curso Profissional de Instrumento e finalizando-o com 18 valores. Em 2001, participa no Concurso de Composição “Lopes Graça” e em 2002 ganha o 2º prémio de violino no “International Competition for Young Performers” em Atenas.
Em 2003 ingressa no Curso de Composição da ESMAE(IPP) nas classes de João Madureira, Nuno Corte-Real, Dimitris Andrikopoulos, Clarence Barlow, Carlos Guedes e Klaas de Vries. Frequentou em 2005 o curso de direcção orquestral com Cesário Costa. A sua actividade composicional engloba música instrumental, coral, vocal, electrónica, passando pela música para teatro (“A Gaivota” de Tchekov, produção ESMAE/THSC). Obras suas foram executadas no Funchal, Porto, Aveiro, Braga, Lisboa como no Festival “Sound Acoustics”- Zépellin2005 (Barcelona), Festival “Technical Breakdown” (Copenhaga) e “Corta”-Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto.
Em 2006 foi-lhe atribuido a Bolsa de Mérito 2004/2005 do Instituto Politécnico do Porto.
Em 2007 a sua peça “Solo II” para violino solo integrou como peça portuguesa contemporânea obrigatória no Prémio Jovens Músicos 2007 (Antena 2/RDP).
Em 2008, a sua peça “ArRestare (1ª versão) foi estreada pela Orquestra do Algarve e o maestro Cesário Costa, durante o II Atelier de Leitura para Jovens Compositores e com a Orquestra Gulbenkian (2ª versão) e a Maestrina Joana Carneiro, durante o 7º Workshop para Jovens Compositores Portugueses, (2009).
Em 2011, lança o seu primeiro trabalho discográfico “Diagnosis” pela editora Numérica (NUM 1223).
Actualmente é professor de Análise, Física do Som, TIC na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE) e de Análise e Técnicas de Composição (ATC) na ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão.
http://www.nunojacinto.com
|