Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_marcos_portugal

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 


 

 

Marcos Portugal: uma reavaliação

Marcos Portugal (1762-1830): 250 anos do nascimento

LANÇAMENTO | 31 janeiro | 18h00 | Auditório BNP || VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO | 17h00 | Entrada livre


marcos_portugal_capa

Duplo lançamento no último dia da exposição dedicada a Marcos Portugal na BNP, com contará com breves apontamentos musicais de obras do autor por Ana Paula Russo, Mário Trilha e David Cranmer.

A anteceder as apresentações das duas obras - Marcos Portugal: uma reavaliação, coord. de David Cranmer e Marcos Portugal (1762-1830): 250 anos do nascimento, comis. António Jorge Marques - pelos respectivos autores e Mário Vieira de Carvalho, será conduzida uma visita guiada à exposição por António Jorge Marques.


Marcos Portugal (1762-1830): 250 anos do nascimento, António Jorge Marques (comis.)
(...) As pesquisas realizadas nos últimos anos permitiram descobrir inúmeras fontes primárias, tanto musicais como biográficas, que vieram situar o compositor e a sua obra no contexto sociopolítico em que viveu, e atribuir-lhe um justo protagonismo. O presente catálogo incorpora uma parte significativa dessas fontes,
e inclui a republicação fac-similada de três incontornáveis fontes bibliográficas de difícil acesso, além de textos que reflectem o actual estado do conhecimento sobre Marcos Portugal e uma detalhada cronologia.

Marcos Portugal, uma reavaliação, David Cranmer (coord.)

marcos_portugal_capa2

O presente volume reúne 26 capítulos sobre a vida e obra de Marcos António Portugal (1762-1830), o compositor luso-brasileiro que, em vida, obteve uma ainda não igualada ou ultrapassada projeção internacional. Num ato de estreita colaboração sobretudo entre especialistas portugueses e brasileiros, pretende expor, desmitificar e reavaliar esta destacada figura, tantas vezes alvo de polémica. No cumprimento desta tarefa, para além de propor um extenso texto biográfico devidamente fundamentado, debruça-se sobre um leque de temas, entre outros a receção e disseminação internacional da sua produção teatral, aspetos de várias óperas individuais, a música ocasional profana, os contextos e popularidade de certas obras religiosas, as modinhas e a atividade didática do compositor, como Mestre de Suas Altezas Reais, os filhos de D. João VI e D. Carlota Joaquina.