Biblioteca Nacional de Portugal Campo Grande, 83 1749-081 Lisboa Portugal
Tel. 21 798 20 00 Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Conversas com Compositores:
Daniel Moreira e Nuno da Rocha
|
Sílvia Mendonça e Tiago Cabrita
CONVERSAS COM COMPOSITORES | 24 novembro | 17h00 | Sala de Projeções BNP | Entrada livre
Iniciativa conjunta da BNP com o mpmp - movimento patrimonial pela música portuguesa, Conversas com Compositores pretende ser uma série de encontros com jovens compositores, dos quais este é o segundo.
Sílvia Mendonça nasceu na Marinha Grande, em Agosto de 1977.
Da sua experiência enquanto compositora, destacam-se duas menções honrosas: 2º Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes Graça (2011) com a obra Rewind for Harpsichord, e 1º Concurso de Composição D. Dinis (2011) com a obra Manta de Poemas, poesia de Antero de Alda.
Participações no 6º e 7º Workshops da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses com as obras Pictures of Green (2008) e Cubo (2009); no Soundwalk – CCB, Lisboa, integrado no Festival Música Viva (2009) – Miso Music Portugal com a obra Biopsy; e em “Novos Ciclos por segundo” - Miso Music Portugal, com Gunners ComposerVersusMaterial, Instalação Destroyed Object na galereia Apleton Square (2008).
Residência de criação artística (2010) - LEC / Miso Music Portugal - Parede – Portugal, com o projecto ComposerVersusHeartbeats.
Licenciaturas em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa (2009) e em Design Industrial na Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha (2001).
A frequentar o segundo ano de mestrado em Composição e Teoria Musical, na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Porto sob a orientação de Dimitris Andrikopoulos.
Tiago Cabrita nasceu em 1985 em Lisboa.
Estudou no Conservatório de Música D.Dinis, com Rui Guerreiro (Violino) e Carlos Marecos (Música de Câmara e Análise e Técnicas de Composição) e, posteriormente, na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), onde foi orientado por João Madureira, Luis Tinoco e Carlos Marecos.
Participou em várias edições das “Peças Frescas” da ESML e no ciclo “Novos Ciclos por Segundo” da MisoMusic Portugal (2008). Frequentou masterclasses de composição com Emmanuel Nunes, Marc-André Dalbavie, Peter Hamel e Ertugrul Sevsay.
Ganhou o 1º Prémio no Concurso Internacional de Jovens Compositores da Cidade de Portimão na categoria de “Grupo Misto”, com a obra Quasi una Maré.
Em 2010 participou no 8º Workshop para Jovens Compositores da Orquestra Gulbenkian com a peça Retorno, dirigida pela Maestrina Joana Carneiro, e no Festival Música Viva, da MisoMusic Portugal, com a peça Sopro da Alma para Flauta, na sua versão com Eletrónica em Tempo Real.
Contou com a Encomenda da peça Anticlockwise para Violino Solo pelo Prémio Jovens Músicos/RTP-Antena 2 e participou no III Festival Viagens pelo Som e pela Imagem com a peça O Vulto da Consciência.
Em 2012 estreia a Ópera curta A Vida Inteira, com libreto de António Carlos Cortez, a partir de um poema de Ruy Belo, que foi dirigida por João Paulo Santos e encenada por Luis Miguel Cintra, no Teatro Nacional de S.Carlos. Inicia também a sua atividade como crítico musical, contribuindo para o Espaço Crítica para a Nova Música da MisoMusic Portugal.
Encontra-se a finalizar o segundo ano do Mestrado em Música da ESML, sendo orientado por António Pinho Vargas e Carlos Marecos e leciona no Colégio Moderno e na Escola de Música desta instituição, em Lisboa.
Integra o Yogistragong, Orquestra de Gamelão (música tradicional indonésia), dirigido por Elizabeth Davis.
Projetos futuros incluem peças para dois pianos, bailado, música para Orquestra e música de fusão para Gamelão e instrumentos ocidentais, entre outros.
|