Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_amato2

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Mostra Amato Lusitano (1511-1568)

 

 

 

 

logoordem

 

 

 

 


Amato Lusitano - Centúrias de Curas Medicinais

APRESENTAÇÃO DE EDIÇÃO | 8 Setembro | 18H30 | Auditório da BNP | Entrada livre

 

centurascapa

No ano em que se celebram 500 anos do nascimento  do célebre médico português, o Centro Editor Livreiro da Ordem dos Médicos realizou uma edição, em dois volumes, das Centúrias de Curas Medicinais, que será apresentada publicamente, numa iniciativa conjunta da Ordem e da BNP. A sessão de apresentação desta obra paradigmática de Amato Lusitano dividir-se-á em duas partes:


O Primado da Clínica em Amato Lusitano

por Victor Machado Borges

A parasitologia nas Centúrias de Curas Medicinais

por David de Morais

 

Seguir-se-á uma visita acompanhada à mostra sobre Amato Lusitano que está patente na BNP até ao dia 30 de Setembro. Até essa data, a Livraria Babel situada no átrio da BNP estará a vender as obras do Centro Editor Livreiro da Ordem dos Médicos, nomeadamente esta reedição das Centúrias de Curas Medicinais.

 

 

Victor Machado Borges é médico, assistente de psicologia médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, ex-presidente da Secção de História da Medicina da Sociedade de Geografia e ex-vogal do Conselho Directivo do INSA, membro da Comissão Instaladora do Museu da Saúde e do Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos.

 

David de Morais, com doutoramento e agregação em Medicina, especializou-se, sucessivamente, em Medicina Interna, Infecciologia, Medicina Tropical e Saúde Pública. Chefe de Clínica e Director de Serviço no Hospital do Espírito de Évora, aposentado. Foi Professor da Universidade de Évora, durante 30 anos, leccionando as disciplinas de Ecologia Humana, Parasitologia Humana e Antropologia Aplicada. Publicou cerca de 120 trabalhos científicos e vários livros, nas áreas da Medicina, Epidemiologia, Ecologia Humana, Antropologia Social e História.