Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_lopes_mendonca

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

BND:

Catálogo de exposição, A Família Lopes de Mendonça (1981)

 

 

ACPC:

Espólio da Família Lopes de Mendonça na BNP

Doação do Espólio de Virgínia Lopes de Mendonça à BNP

 

virginia_lopes_mendoncaRealiza-se a 7 de Janeiro de 2009, na Sala do Conselho da BNP, a assinatura do Termo de Doação do Espólio de Virgínia Lopes de Mendonça à BNP. Em representação das partes assinam D. Fernanda Soares Franco Lopes de Mendonça, e o Director-Geral da BNP, Jorge Couto.

O espólio da autora é doado, a título gracioso, pelos seus descendentes.

Filha de Henrique Lopes de Mendonça e de Maria Amélia Bordalo Pinheiro, a escritora publicou inicialmente e com assinalável êxito obras para crianças em vários jornais e revistas infantis, editando algumas em monografias. Mais tarde iniciou-se na literatura para raparigas, em pequenos romances como A Gaivota e Quadros da Vida, tendo estas novelas sido publicadas num único volume.

 

virginia_mendonca

Após diversos ensaios publicados em revistas, Virgínia Lopes de Mendonça estreou-se no romance juvenil com Ar Puro, editado em 1945. Publicou, em colaboração com Laura Chaves, entre outras peças, Maria Migalha, representada no Teatro Nacional em 1936.

 

Muitos dos seus trabalhos contaram com ilustrações do irmão, Vasco Lopes de Mendonça, e o espólio que foi entregue na BNP inclui desenhos deste caricaturista e ceramista, talentoso ilustrador de histórias infantis e criador de personagens de folhetins.


Membros de uma família distinta nas artes e nas letras, de que a BNP possui parte do espólio, a doação contribui para enriquecer o respectivo acervo.