Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_gomes_ferreira

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

BNP adquire Espólio de José Gomes Ferreira

 

gomes_ferreiraA BNP concluiu, em Dezembro de 2010, o processo de aquisição do Espólio de José Gomes Ferreira (Porto, 1900 – Lisboa, 1985). Poeta e ficcionista, filho do Vereador e Deputado Republicano Alexandre Ferreira, um dos impulsionadores da Universidade Livre, José Gomes Ferreira - o “poeta militante” - cursou Direito, em Lisboa (1918-1924), período em que integrou o Batalhão Académico Republicano que defrontou as forças monárquicas (1919). No início do ano de 1926 parte para a Noruega onde desempenhou as funções de cônsul na cidade Kristiansund até 1929. Após o regresso, dedicou-se à Literatura, ao jornalismo e à tradução de legendas de filmes, uma actividade constante na sua vida, tendo sido, nomeadamente, consultor do Cinema Tivoli. Escritor atento e participante dos movimentos políticos e sociais, integrou, por exemplo, o Movimento de Unidade Democrática, colaborou com gomes_ferreira_e-6_1Lopes Graça em álbum de canções revolucionárias, foi o primeiro presidente da Associação Portuguesa de Escritores, em 1973, mantendo-se em 1975 e 1978.

Colaborador da imprensa periódica, José Gomes Ferreira co-dirigiu, em 1919, Ressurreição: mensário de arte, para literatura, para vida mental - revista em que Fernando Pessoa publicou o poema “Abdicação”. A partir de 1930, foi redactor principal da revista de cinema Imagem, colaborou na Kino, em Sr. Doutor, revista infantil onde publicou os textos posteriormente integrados em Aventuras de João Sem Medo e, entre outras, na Seara Nova, na presença, em Descobrimento, no Diabo, na Revista de Portugal, na Portucale, na Gazeta Musical e de Todas as Artes, na Serpente, onde Alexandre Pinheiro Torres assina um ensaio sobre a sua poesia (1951), em Pentacórnio ou nos Cadernos do Meio Dia.

gomes_ferreira_e-6_1Estreou-se na edição de poesia com Lírios do Monte em 1918 e, em 1921, editou Longe. Mas o poema considerado como definidor da sua personalidade poética “Viver Sempre também Cansa”, é datado de 1931. Quinze anos depois (1948) e com o apoio do grupo do Novo Cancioneiro, editou Poesia I, considerada a primeira das suas obras principais. Poesia III (1961) recebeu o 1º Grande Prémio de Poesia da Sociedade Portuguesa de Escritores. Neste género literário e sob este título geral publicou 6 volumes - Poesia VI é de 1976. Foram posteriormente reunidos em Poeta Militante: Viagem do Século XX em MIM (3 v., 1978).

A vasta bibliografia de José Gomes Ferreira regista também contos, crónicas, ensaio, teatro, traduções de obras literárias e de legendas de filmes, obras para jovens e memorialismo, bem como prefácios a edições de obra alheia.

gomes_ferreira_e-6_1O Espólio de José Gomes Ferreira, recentemente incorporado na BNP, inclui manuscritos autógrafos e/ou dactiloscritos da obra literária do escritor, obras musicais em versão autógrafa e impressa, documentos áudio, fotografias, recortes de imprensa, documentos biográficos, bem como testemunhos do seu universo relacional – a correspondência. Inclui cartas de Adolfo Casais Monteiro, Alexandre Pinheiro Torres, Augusto Abelaira, António Ramos Rosa, António Sérgio, Augusto Casimiro, Castelo Branco Chaves, Francine Benoït, Irene Lisboa, João de Barros, João José Cochofel, João Rui de Sousa, José Cardoso Pires, José Rodrigues Miguéis, José Saramago, Luís Amaro, Luís Pacheco, Natércia Freire, Sophia de Mello Breyner Andresen ou Urbano Tavares Rodrigues, para apenas referir correspondentes cujos espólios integram o Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea da BNP. Parte do acervo é de acesso reservado.