Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_antonio_osorio2

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Doação do Espólio de António Osório à BNP

 

antonio_osorio3Realiza-se a 13 de Fevereiro de 2008 a cerimónia de assinatura do Termo de Doação do Espólio do Poeta António Osório à Biblioteca Nacional de Portugal (BNP). Em representação das partes assinam o Poeta, na qualidade de doador, e o Director-Geral da BNP, Jorge Couto.

António Gabriel Maranca Osório de Castro, de seu nome completo, nasceu em 1933 em Setúbal, afirmando-se profissionalmente no exercício da advocacia onde chegou a ocupar o cargo de bastonário da Ordem dos Advogados entre 1984 e 1986. O seu percurso profissional incluiu ainda a participação na administração da Comissão Portuguesa da Fundação Europeia da Cultura e a presidência da Associação Portuguesa para o Direito do Ambiente. Dirigiu a Revista de Direito do Ambiente e do Ordenamento do Território, que fundou, e é director de Foro das Letras, revista da Associação Portuguesa de Escritores-Juristas. Colabora regularmente com crónicas no J.L.- Jornal de Letras, Artes e antonio_osorio1Ideias.

A sua actividade literária inicia-se em 1954, como colaborador da revista Anteu, mas é apenas na década de 70 que publica o seu primeiro livro de poesia, A Raiz Afectuosa, que “determina em boa parte a tonalidade de uma voz que se assume como vocação primordial, íntima e natural para uma espécie de canto da criação e do mistério da vida e da morte, do animal e do humano”, inflectindo o percurso do que na época se tinha como modernidade (in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, vol. VI, 1999).

Com mais de vinte títulos publicados, muitos dos quais também traduzidos, revelou a cumplicidade da arte poética com a linguagem da pintura na colaboração com nomes maiores desta área, como Manuel Cargaleiro ou Júlio Pomar, que ilustram obras de sua autoria.

antonio_osorio_pessanhaNo entanto, não são apenas os testemunhos da actividade literária de António Osório que vão integrar os fundos do Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea da BNP, pois a generosa doação engloba ainda documentos de outros ilustres membros da família: cartas de Cecília Meireles a Maria Valupi, nome literário de Maria Dulce Lupi Cohen Osório de Castro; de Camilo Pessanha a Ana de Castro Osório, entre outros.

Assinalando esta cerimónia, uma mostra apresenta alguns dos documentos que integram a doação: fotografias do autor, de Ana de Castro Osório e filhos, de Camilo Pessanha, de Alberto Osório de Castro, de Maria Valupi, de Cecília Meireles, entre outras; uma carta de Cármen de Burgos (Madrid) a Ana Castro Osório, 2 cartas manuscritas de Camilo Pessanha a Ana de Castro Osório (1893) e uma desta para aquele, um cartão de Cecília Meireles a Dulce de Castro Osório (1940) ou o dactiloscrito da carta-poema Dulce querida, de Cecília Meireles.