Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_sophia-melo-breyner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário:
Dias úteis: 10h00 - 19h00
Sábados: 10h00 - 17h00

 

Visitas guiadas por Maria Andresen de Sousa Tavares

Abril:

26 (ter.) 11h00

29 (sex.) 11h00

Sujeitas a Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

(máx. 20 pessoas)

 

Visitas guiadas por Paula Morão e Teresa Amado

Fevereiro:

18 (sex.) 11h00 | 24 (qui.) 15h30

Março:

4 (sex.) 14h30 | 18 (sex.) 11h00

Abril:

1 (sex.) 15h00 | 8 (sex.) 11h00

Sujeitas a Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

(mín. 10 pessoas, máx. 20)

 

Comprar o catálogo em linha

 

Artigo relacionado: Sessão BNP

 

Colóquio Internacional Sophia de Mello Breyner Andresen - 27 e 28 de Janeiro 2011, Fundação Calouste Gulbenkian


Sophia de Mello Breyner Andresen - Uma Vida de Poeta

EXPOSIÇÃO | 26 Janeiro - 30 Abril | Entrada livre

 

sophia_capa

Tivemos o gosto de comissariar, a convite de Maria Sousa Tavares e da Biblioteca Nacional de Portugal, a exposição apresentada por ocasião da entrega do espólio de Sophia ao Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea.

 

Seleccionámos as peças que a compõem, a partir de uma pré-selecção feita por Maria Sousa Tavares. Trata-se de manuscritos de correspondência entre Sophia e família ou amigos, de poesia e de prosa, em cadernos e em folhas soltas, onde há textos rescritos, versões acabadas e outras de trabalho em curso ou simplesmente começadas; há também impressos, vários dos quais com emendas autógrafas, e fotografias.

 

Além destes documentos, indicativos da diversidade e da qualidade

sophia_arpad_szenes

do espólio de Sophia de Mello Breyner Andresen, a exposição contém outros conjuntos de objectos que os complementam. Por um lado, primeiras edições e uma escolha de edições ilustradas. Por outro, peças de artistas plásticos e de fotógrafos oferecidas a Sophia pelos seus autores e que em muitos casos ilustraram edições de livros seus. E, finalmente, insígnias recebidas por Sophia em sinal do reconhecimento público que por diversas vezes lhe foi testemunhado e que fica a fazer parte da sua história.


O princípio geral de ordenação das peças expostas e do catálogo que lhes corresponde é o da cronologia; mas este critério dominante não foi aplicado de maneira rígida, porque entendemos fazer associações sugeridas por considerações de outra ordem entre peças e documentos diversos: sophia_martins_correiapor exemplo, aproximámos versões de um mesmo texto escritas em diversos suportes e em momentos distantes entre si, ou estabelecemos nexos entre fotografias e escritos.


Esta exposição, tal como o catálogo que agora se edita, pretenderam ser uma aproximação à vida e à obra de Sophia, construída a partir do seu espólio. Esperamos ter, de algum modo, atingido esse objectivo.


Paula Morão e Teresa Amado