Biblioteca Nacional de Portugal Campo Grande, 83 1749-081 Lisboa Portugal
Tel. 21 798 20 00 Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
|
Aquisição pela BNP de correspondência de Fontes Pereira de Melo
A Biblioteca Nacional de Portugal adquiriu recentemente em leilão (Livraria Antiquária do Calhariz), um conjunto de 158 documentos - cartas e bilhetes -, dirigidos a Fontes Pereira de Melo (1819-1887), o mais célebre estadista da Regeneração, que marcou a política portuguesa da segunda metade de Oitocentos.
Embora parte da documentação não se encontre datada, os limites cronológicos situam-se entre 1872 e 1885, abrangendo o período correspondente às três fases da vida política de Fontes, em que este desempenhou o cargo de Presidente do Conselho de Ministros.
Com temáticas de cariz político e social, destaca-se a contestação que rodeou a assinatura do Tratado Luso-Britânico de Lourenço Marques, de 18791, que nunca seria aprovado no parlamento português em virtude da violenta campanha desenvolvida contra a abertura da África portuguesa ao investimento estrangeiro. Este facto é aludido em vários documentos, assim como a recorrente acusação de subserviência por parte do rei D. Luís I e do governo perante a Inglaterra; em muitos deles verbalizam-se ameaças ao monarca no caso da assinatura do tratado.
Trata-se, em concreto, de cartas e bilhetes que lhe foram dirigidos, de proveniências diversas, na sua maioria de forma anónima, embora por vezes se encontrem identificados alguns nomes, de personalidades sem grande relevo no panorama político. Muitos deles sobressaem pelo teor do texto, ameaçador e contestatário.
Noutros casos provêm de informadores ou amigos, com avisos sobre conspiração ou atentado contra a vida de Fontes Pereira de Melo, ou ainda o caso de um documento referente a um boato, que se revelou falso, sobre ferimento do político.
Este conjunto constitui, sem dúvida, uma fonte importante para o estudo da vida política e partidária das últimas décadas do séc. XIX, e vem completar o acervo anteriormente adquirido pela BNP, também em leilão, de correspondência endereçada a Fontes Pereira de Melo por diversas personalidades, e que inclui documentação relevante, de que se destacam cartas do duque de Saldanha e de João de Andrade Corvo, entre outros.
1 O tratado, prevendo a construção de um caminho-de-ferro de ligação entre Moçambique e o Transval, admitiria o desembarque de tropas britânicas no porto de Lourenço Marques, e o patrulhamento do litoral da província por navios britânicos.
|