Biblioteca Nacional de Portugal Campo Grande, 83 1749-081 Lisboa Portugal
Tel. 21 798 20 00 Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
|
Aquisição pela BNP de raro opúsculo seiscentista
O opúsculo in-folio Pro priori Academico Certamine discutiendo. Pontificias conclusiones deductas ex elegantissimo, pariterque difficili tractatu ad text. laboriosum in regula contractus 85. de regulis juris lib. 6. Praeside... D. Andrea Bernardes Ayres... Defendendas proponit Emmanuel Pacheco de Mello... Quaestio principalis, Utrùm Si extraneus marito futuro dotem tradat... tem autoria atribuída a André Bernardes Aires, Doutor pela Universidade de Coimbra, o qual, entre outras actividades, leccionou no reputado Colégio Pontifício de S. Pedro, onde dirigiu inúmeras teses em Direito Canónico, entre 1666 e 1692, segundo Barbosa Machado, de que é exemplo esta obra, publicada em 1685, acerca dos dotes de casamento defendida por Manuel Pacheco de Melo, aluno do quinto ano do curso.
Algumas das teses chegaram até nós através dos prelos de tipógrafos que trabalharam para a Universidade de Coimbra, como foi o caso de Manuel Dias (activo entre 1643 e 1691, com privilégio de impressor da Universidade a partir de Dezembro de 1652), e são raramente referenciadas pela bibliografia. Esta recente aquisição vem, por conseguinte, enriquecer a colecção existente na Biblioteca Nacional de Portugal.
À semelhança de outras teses, tem um frontispício calcográfico, assinado pelo gravador Clemente Bilingue, profusamente decorado com volutas que ladeiam o escudo de armas de D. Pedro Luís de Meneses, Marquês de Marialva, a quem a obra foi dedicada.
O exemplar foi adquirido no leilão de Pedro de Azevedo, em Dezembro de 2010, e pertenceu à biblioteca de Eugénio da Cunha Freitas, licenciado em Direito, bibliófilo e interessado em temas de história local e genealogia com diversos trabalhos publicados.
|