Biblioteca Nacional de Portugal
Serviço de Actividades Culturais
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal
Tel. 21 798 20 00 Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Informações
Serviço de Relações Públicas Tel. 21 798 21 68
Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Descarregar Programa
Coro de Câmara de Lisboa
(texto completo)
|
Celebrando... Jorge Croner de Vasconcelos
CONCERTO | 4 Dezembro 2010 | 16h00 | Entrada Livre

Obras de Jorge Croner de Vasconcelos (1910-1974) interpretadas na BNP pelo Coro de Câmara de Lisboa, dirigido por Teresita Gutierrez Marques, no âmbito das celebrações do centenário do autor.
PROGRAMA
Breve introdução, por Gil Miranda.
A formosura desta fresca serra (Camões), Paris, 1937 Oito cantos de Natal (popular), Lisboa, 1974
1 - Conto de Natal 2 - Janeiras 3 - Sou cigana 4 - O Menino está deitado 6 - Ah, meu Menino Jesus 8 - Natal
Em Belém vila do Amor (Gil Vicente), Paris, 1936 Fermoso Tejo meu (Francisco Rodrigues Lobo), Paris, 1937
Este Concerto está associado à exposição homónima de manuscritos autógrafos do espólio do compositor. Ouvir programa Na Outra Margem, sobre o centenário de Croner de Vasconcelos.
CORO DE CÂMARA DE LISBOA
DIRECÇÃO: Teresita Gutierrez Marques
SOPRANOS: Bárbara Faria, Helena Lima, Margarida Simões, M.ª João Alves, Mariana Nina, Sara Canaveira, Susana Gaspar, Teresa Cordeiro. CONTRALTOS: Isabel Torres, Liliana Silva, Mariana Monteiro, Sílvia Fontão, Vanessa Gonçalves. TENORES: Carlos Reis, José Pereira, Nuno Fonseca, Pedro Sousa, Vítor Gonçalves. BAIXOS: António Marques, João Silva, Filipe Barreiro Luís Bourgard, Nuno Rodrigues, Pedro Ribeiro.
O Coro de Câmara de Lisboa foi formado em 1978, pela Prof.ª Teresita Gutierrez Marques, então como Coro de Câmara do Conservatório Nacional de Lisboa. Constituído por vinte e quatro músicos, interpreta – a cappella ou em colaboração com formações instrumentais – obras portuguesas e estrangeiras, do vasto período compreendido entre a Renascença e os nossos dias, sendo responsável por um número significativo de estreias mundiais.
(...)
TERESITA GUTIERREZ MARQUES
Licenciada em Música pela Faculdade de Música da Universidade das Filipinas foi em 1972 nomeada Professora Assistente daquela universidade, cargo que ocupou até 1976. Integrada no Coro Madrigal das Filipinas, dirigido pela Andrea Veneracion, participou em inúmeros festivais e competições internacionais, entre 1969 e 1976. Frequentou como bolseira do governo espanhol, a classe de Polifonia do XXVI Curso Internacional de Música de Santiago de Compostela, sob a direcção de Angel Botia. Em 1984, leccionou nos Cursos de Verão da Universidade de Califórnia (St.ª Bárbara). Foi convidada pela Europa Cantat, em 2001, para dirigir o atelier Multiple Choir Music. Em 2002, foi convidada pela Universidade de Coimbra para participar na conferência sobre O Ensino de Música na Infância e Juventude. É frequentemente chamada a integrar o corpo docente de cursos de direcção coral e técnica vocal. É membro da Phi Kappa Phi International Honor Society e da Mu Phi Épsilon International Music Sorority. Desempenha actualmente as funções docentes na classe de Coro na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola de Música N.ª Sr.ª do Cabo (Linda-a-Velha).
|