Serviços
Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Normalização e Qualidade
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel.  21 798 2085

 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

UDC Consortium

 

Bibliografia CDU

 

UDC Summary

 

CDU e cooperação PORBASE

 

 

Comprar CDU

 

Outras publicações técnicas BNP

 

 

 

 

 

 

Classificação Decimal Universal - CDU


cduA Classificação Decimal Universal – CDU é um dos sistemas de classificação mais utilizados internacionalmente para a indexação e recuperação por assunto em sistemas de informação bibliográfica. Concebida por Paul Otlet e Henri La Fontaine, a partir da classificação decimal de Melvil Dewey, a CDU teve a sua primeira edição, em francês, publicada entre 1904 e 1907. Desde então, o sistema foi ampla e continuamente revisto e desenvolvido, no âmbito da FID – Fédération Internationale de Documentation, até 1992, data em que foi formado um consórcio de editores – o UDC Consortium, sedeado em Haia, para o qual passou essa responsabilidade e que é, actualmente, o gestor e detentor do copyright do sistema.

Em Portugal, o sistema CDU foi introduzido a partir dos anos 50 do século passado, quando surgiram as primeiras edições abreviadas em português (preliminar, em 1954, e  definitiva em 1961), passando a ser aplicada no Boletim de Bibliografia Portuguesa e conhecendo um uso generalizado em bibliotecas gerais de investigação até meados da década de 70.  No final dos anos 80, com a informatização das bibliotecas e o lançamento da PORBASE, a CDU conheceu um novo ímpeto de utilização em Portugal por ter sido adoptado como a linguagem comum de recuperação por assunto para todos os que cooperam no Catálogo Colectivo em Linha das Bibliotecas Portuguesas.

O UDC Consortium coordena, desde 1992, a manutenção do sistema CDU, publicando anualmente as actualizações efectuadas em Extensions and Corrections to the UDC e distribuindo versões actualizadas da base de dados, designada UDC Master Reference File.

A BNP é, também desde 1992, o editor autorizado da CDU em Portugal, sendo de 2005 a mais recente edição publicada. Colabora, ainda, nos trabalhos de revisão da CDU, participando no do Editorial Team e Advisory Board do UDC Consortium. A BNP contribui, também, para o recentemente lançado UDC Summary, um demonstrador da CDU em linha que contém mais de 2.000 notações com descrições em 23 línguas, entre as quais o português.