Services
Print E-mail

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Normalização e Qualidade
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel.  21 798 2085

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

Outras publicações técnicas BNP

 

SIPORbase


siporbaseInicialmente desenvolvido, em 1988, pelo Grupo de Trabalho de Indexação da Biblioteca Nacional, no âmbito  dos desenvolvimentos normativos suscitados pela informatização e cooperação PORBASE, o SIPORbase - Sistema de Indexação em Português consubstancia um corpo de princípios e regras para a constituição de uma linguagem de indexação pré-coordenada, construída de uma forma indutiva e evolutiva.

Inspirados principalmente na experiência e documentação de Library of Congress Subject Headings (LCSH), mas observando também as normas internacionais aplicáveis e tendo ainda em consideração as particularidades da língua portuguesa, destacam-se, no Manual SIPORbase, os critérios e regras necessários à construção da linguagem de indexação no que respeita ao controlo do vocabulário (Cap. 4 -Terminologia), à sintaxe dos cabeçalhos de assunto (Cap. 5 - Forma dos cabeçalhos) e à estruturação semântica da sua organização (Cap. 6 - Estrutura de referências).

O Manual inclui, ainda, capítulos dedicados à indexação de assuntos especiais - desde a Literatura, compreendendo obras sobre literatura e obras literárias, até obras sobre artes visuais ou obras religiosas e sobre religião, passando por assuntos gerais como cultura, civilização, história e filosofia. Na mesma linha, fornece orientações para a indexação de tipos especiais de documentos como obras de referência, obras para crianças e jovens, manuscritos e livro antigo, manuais de ensino, documentos visuais gráficos e publicações em série. Para apoiar e facilitar a sua utilização, o Manual é complementado por um índice alfabético temático.

Embora preparado para a Biblioteca Nacional, o SIPORbase  encerra, para além da sua utilidade pedagógica,  um conjunto importante e estruturado de orientações que podem apoiar as tarefas de indexação em qualquer  biblioteca independentemente da opção, ou não, pela pré-coordenação. Nesse sentido, a parte do Manual que contempla necessidades comuns a linguagens pré e pós-coordenadas, como o controlo da terminologia,  foi inicialmente discutida e aprovada no âmbito do Projecto CLIP - Compatibilização de Linguagens de Indexação em Português.