Biblioteca Nacional de Portugal Campo Grande, 83 1749-081 Lisboa Portugal
Tel. 21 798 20 00 Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
|
Aquisição pela BNP de um exemplar da raríssima edição de poesia colectiva intitulada Cartucho
Em meados da década de setenta do século XX, quatro jovens poetas da mesma geração resolveram editar a sua poesia através de um projecto editorial inovador e artesanal.
Assim, António Franco Alexandre (n. 1944), Hélder Moura Pereira (n. 1949), João Miguel Fernandes Jorge (n. 1943) resolveram executar a ideia de Joaquim Manuel Magalhães (n. 1945), e, os quatro, com materiais (cartuchos, cordel e chumbos) oferecidos pelo pai do terceiro poeta aqui referido, meteram mãos à obra.
Cada um dos autores colocou cinco poemas da sua autoria, perfazendo a edição um total de 20 folhas impressas de um só lado, às quais acrescentaram uma folha de rosto com as habituais indicações de autoria, data (1976) e local de edição (Lisboa).
Esta singular edição foi amassada e feita em número muito limitado. A concepção vanguardista sugere poemas amarrotados, fragmentação e multiplicidade.
Não se incluindo propriamente na canónica designação de livro, este objecto ficou conhecido pela atribuição, dada na altura pela poetisa Fiama Hasse Pais Brandão (1938-2007), – de “aquilo”.
A BNP adquiriu no leilão efectuado em Lisboa, a 25 de Novembro de 2009, esta invulgar e raríssima publicação, por entender que deveria integrar nas suas colecções estas folhas amassadas enquanto suporte de escrita poética de uma geração literária actualmente consagrada.
|