Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_joly

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Jornal de Letras de 2009-02-11

 

Expresso de 2009-02-12

 

Lusa de 2009-02-12

 

Portugal Zone de 2009-02-17

 

RTP de 2009-02-17

 

Diário de Notícias de 2009-02-18

Doação do Espólio de Joly Braga Santos à BNP

 

joly_thumbDecorreu dia 17 de Fevereiro de 2009, pelas 16h00, na Biblioteca Nacional de Portugal, a cerimónia de assinatura do Termo de Doação do Espólio de Joly Braga Santos. O documento foi firmado pela Família e pelo Director-Geral da Instituição, em representação das partes.

Nascido em Lisboa a 14 de Maio de 1924, José Manuel Joly Braga Santos revelou desde muito cedo um elevado talento musical, tendo iniciado estudos de violino aos seis anos. Estudou composição com Luís de Freitas Branco de quem recebeu uma forte influência técnica e estilística na primeira fase da sua produção musical. Aos 24 anos rumou para Itália com a finalidade de aprofundar os seus conhecimentos em Direcção de Orquestra com Herman Scherchen (Veneza, 1948). Mais tarde, frequentou o estúdio experimental de Gravesano, com Antonino Votto (1957-1958) e prosseguiu os estudos de Composição com Virgilio Mortari (Roma, 1959-1960). A partir do final da década de cinquenta, a sua obra revela também influência destas experiências europeias.


Foi ainda professor de Análise e Técnicas de Composição no Conservatório Nacional de Lisboa, dirigiu a Orquestra da Emissora Nacional e publicou regularmente crítica musical.


Sendo a sinfonia o género em que melhor exprimiu o seu talento criativo, a dimensão, qualidade e diversidade da sua obra, colocam-no entre os maiores compositores portugueses do século XX.

 

Faleceu em Lisboa, a 18 de Julho de 1988.

O espólio documental agora doado é constituído por mais de 100 obras em versão manuscrita, constituídas por música instrumental sinfónica e de câmara, música para piano, para canto e piano, para coro, música de bailado, ópera radiofónica e bandas sonoras para cinema de ficção e documental. Contém, ainda, cadernos de apontamentos, cerca de 500 espécies impressas (livros, partituras, programas de concertos) e ainda algumas cópias manuscritas de obras de outros autores (algumas com dedicatória) como Fernando Lopes Graça e Alberto Ginastera, entre outros.

Embora a obra de Joly Braga Santos tenha uma projecção nacional e mundial de grande notoriedade, a doação deste espólio à Biblioteca Nacional de Portugal representa para músicos e para investigadores a possibilidade de contactar directamente com os manuscritos do compositor, explorando assim aspectos menos conhecidos da sua produção musical, bem como do seu método de trabalho e do seu processo criativo.

O Espólio agora entregue será, futuramente, completado com documentação de carácter biográfico, da qual se destaca a correspondência trocada com músicos portugueses com quem manteve uma relação de recíproca admiração como Fernando Lopes Graça, Luís de Freitas Branco ou Álvaro Cassuto.