Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_francisco_manuel

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações e marcação de visitas:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Artigo relacionado

 

Ligações úteis:

 

DGLB/ D. Francisco Manuel de Melo


D. Francisco Manuel de Melo (1608-1666)

MOSTRA EVOCATIVA | 09 de Dezembro de 2008 a 07 de Fevereiro de 2009 | Sala de Referência | Entrada livre

 

Condenado a longo esquecimento de mais de dois séculos, D. Francisco Manuel de Melo foi recuperado quando o século XIX ia avançado. A enorme sensibilidade histórica de Camilo Castelo Branco promoveu a recuperação, depois desenvolvida pelo lusófilo eminente que foi Edgar Prestage, cujos trabalhos foram, e são ainda, referência para quantos se interessaram pelo autor e pelo quadro mais vasto do tempo barroco, a seu turno valorizado por estudos e revisões.

 

Lembra-se a obra e a biografia, bom exemplo do binómio que, como em nenhum outro período, tão vivido foi. Os primeiros exercícios militares e literários; em Madrid, o trato com Quevedo e outros mais que animavam a recente capital; a sua acção em campanha, no mar e em terra; os acontecimentos de 1640 e da Guerra da Restauração; o longo período de prisão, por política ou por amores; o degredo no Brasil, que o empenho de amigos não pôde evitar e cujo regresso a morte de D. João IV favoreceu; o valimento de Castelo Melhor, as missões diplomáticas; a ordenação de suas obras, em edição de Roma e de Lyon.

 

Conhecedor profundo da natureza humana, observador atento, deixou obra diversificada fundada na honra e no mérito, obra de memória e de conselho, que continuadamente corrigia, a testemunhar o percurso da sua existência, vida não cómoda, mas aventurosa e plena.