Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_aabnp

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 


Aquisição pela AABNP de manuscritos queirosianos e do arquivo epistolar do livreiro Henrique Marques

 mce_style=

A Associação dos Amigos da Biblioteca Nacional de Portugal (AABNP), que conta com a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) como um dos seus principais associados, financiou mais uma importante aquisição de espécies que vieram enriquecer as colecções da BNP.

No leilão de Silvas e Luis Burnay, realizado em Lisboa em Dezembro de 2008, foram adquiridas as seguintes espécies:

Um fragmento autógrafo de O Primo João de Brito – versão primitiva da obra O Primo Basílio - que se vem juntar aos que a BNP vem adquirindo desde 1999 a possuidores diversos. De realçar, ainda, a compra de outro fragmento autógrafo, desta feita de A Relíquia.


 mce_style=
Já fora do hemisfério queirosiano, merece ainda referência outra aquisição neste último leilão: quase cinco centenas de cartas dirigidas a Henrique Marques.

Figura relevante do Portugal literário do século XIX para o século XX, foi editor, jornalista, tradutor e camilianista, como lembrou nas suas Memórias de um editor, publicação póstuma (1935).

Colaborou em revistas como Ribaltas e gambiarras, Nova alvorada, Branco e negro e na também importante Revista de ex-líbris portugueses do Conde de Castro e Sola. Nessa actividade variada que representa uma vida, avulta a Empreza de História de Portugal, fundada em 1898 que logo no ano imediato começou a publicar a história de Portugal, iniciativa que se prolongou até 1909, dirigida sucessivamente por Pinheiro Chagas, Barbosa Colen, Marques Gomes e Alfredo Gallis, num total de 14 volumes. Entretanto, no ano seguinte, 1900, oferecia ao público uma nova edição de Os Lusíadas, com prefácio de Sousa Viterbo.
aabnp_03
Henriques Marques constituiu também colecções de grande divulgação, que se estendem à literatura infantil e aventurou-se a editar a obra completa de Garrett, de Castilho e de Rebelo da Silva.

As cartas em boa hora adquiridas versam o jornalismo, a critica, o ensaio, o teatro e, evidentemente, a actividade editorial. São da pena de Cristóvão Aires, Alfredo de Mesquita, Carvalho Monteiro, Joaquim Ferreira Moutinho, Maximiano Lemos, Mendes dos Remédios, Silva Graça, Júlio Brandão, Jorge de Faria e outros ainda, alguns dos quais já representados nos espólios da BNP.

A AABNP continua, assim, a participar activamente no enriquecimento da primeira Instituição bibliográfica nacional.