Edições
Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Área de Gestão Editorial
Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

Tel. +351 217 982 089

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 


ISBN 978-972-565-435-4

Preço: € 14,13
6% de IVA incluído

 

ENCOMENDAR ESTE TÍTULO

 

 

 

Outras publicações normativas

Requisitos funcionais dos registos bibliográficos: relatório final



IFLA Study Group on the Functional Requirements for Bibliographic Records; trad. Fernanda Maria Guedes de Campos; rev. técnica Maria Inês Cordeiro, Fernanda Maria Guedes de Campos, Rosa Maria Galvão. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2008. 160 p. (Publicações técnicas).

 

 

Capa da publicaçãoRequisitos funcionais dos registos bibliográficos constitui o resultado do trabalho de um grupo de estudo da IFLA, designado, em 1992, para analisar e definir os componentes e funções dos diferentes elementos constitutivos dos registos bibliográficos, tendo em vista propor um quadro de referência e um elenco de requisitos que sirvam de base para uma concepção renovada dos catálogos bibliográficos e dos princípios e regras subjacentes à sua construção.

Tomando como metodologia de análise o modelo entidade-relação (E-R), o estudo elenca as entidades, atributos e relações que caracterizam o universo bibliográfico duma forma que não apenas transmite uma nova perspectiva sobre os conceitos e realidades envolvidos como, através da adopção de uma terminologia previamente definida e independente das idiossincrasias e tradições linguísticas ou regionais, transpõe para um nível mais elevado o entendimento, e o debate, sobre os fundamentos e a funcionalidade desejável para a organização desse universo.

Enquanto novo quadro de referência, mais elevado e abstracto que a minudência dos aspectos técnicos das tarefas com que se ocupam os profissionais na sua actividade concreta, o estudo Requisitos funcionais... oferece, assim, o lugar, a linguagem e o modelo conceptual para reflectir sobre a relevância da informação e a eficácia funcional das estruturas relacionais dos metadados bibliográficos. Adicionalmente, o estudo apresenta um conjunto de recomendações para os requisitos mínimos dos registos de bibliografias nacionais que, longe de esgotar as possibilidades do modelo, constitui um primeiro resultado do exercício teórico que o mesmo proporciona.