Versão para impressão Enviar por E-mail
rangel_de_lima_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Aquisição pela AABNP de Espólio de Francisco Rangel de Lima

 

Documento do espólio de Rangel de LimaA Biblioteca Nacional de Portugal adquiriu em leilão organizado pelo Palácio do Correio Velho (Dezembro de 2006), o Espólio de Francisco Rangel de Lima. A aquisição só foi possível através do decisivo contributo da Associação dos Amigos da Biblioteca Nacional de Portugal (AABNP) que assegurou a compra do acervo naquele que foi o seu primeiro acto público de mecenato a favor da BNP.

Integrado na casta burocrática que Oliveira Martins zurziu, foi a apetência pelas artes e pelas letras que marcou a existência de Francisco Rangel de Lima. Deixou colaboração dispersa pelos jornais e revistas – O Século, O Diário Ilustrado, Comércio de Lisboa, Perfis Contemporâneos, enquanto correspondente do Diário de Barcelona… – mas, foi, sobretudo, homem de teatro, produzindo, traduzindo e encenando comédias e dramas de que a BNP guarda alguns impressos e manuscritos; “Teve como poucos (lembra Sousa Bastos) a sua época de festejado autor dramático”.

O acervo adquirido representa um valioso conjunto de cartas, mais ou menos extensas, ou simples recortes, que desvendam aspectos variados da actividade literária e artística da segunda metade de oitocentos e inícios da centúria imediata: sobre jornais e revistas, sobre ilustração, fotografia, tradução, opinião, crítica.

Em dois álbuns, ao gosto do tempo – quando se afirmava o novo perfil que era o homem de letras, o jornalista (e o folhetinista) e o escritor público – perpassam eruditos e artistas, romancistas e poetas – autores consagrados e outros menos falados e ainda menos lidos: há Camilo, há Herculano, Mendes Leal, Teixeira de Vasconcelos, Andrade Corvo, Ramos Coelho, Simões Dias, Júlio César Machado, Latino, Júlio de Castilho, Luciano Cordeiro, João de Deus, Teófilo, Inocêncio e Brito Aranha, Guilherme de Azevedo, Sousa Viterbo, Silva Pinto, D. João da Câmara, Barros Lobo, o referido Sousa Bastos, Guedes Teixeira, Fialho…e também os três Bordalos, Veloso Salgado, Teixeira Lopes, João Pedroso, Ventura Terra, Carlos Reis, Malhoa e outros mais que o catálogo do leilão copiosamente regista.

 
Aquisições