Biblioteca Nacional de Portugal Campo Grande, 83 1749-081 Lisboa Portugal
Tel. 21 798 20 00 Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
|
Aquisição pela AABNP de Espólio de Francisco Rangel de Lima
A Biblioteca Nacional de Portugal adquiriu em leilão organizado pelo Palácio do Correio Velho (Dezembro de 2006), o Espólio de Francisco Rangel de Lima. A aquisição só foi possível através do decisivo contributo da Associação dos Amigos da Biblioteca Nacional de Portugal (AABNP) que assegurou a compra do acervo naquele que foi o seu primeiro acto público de mecenato a favor da BNP.
Integrado na casta burocrática que Oliveira Martins zurziu, foi a apetência pelas artes e pelas letras que marcou a existência de Francisco Rangel de Lima. Deixou colaboração dispersa pelos jornais e revistas – O Século, O Diário Ilustrado, Comércio de Lisboa, Perfis Contemporâneos, enquanto correspondente do Diário de Barcelona… – mas, foi, sobretudo, homem de teatro, produzindo, traduzindo e encenando comédias e dramas de que a BNP guarda alguns impressos e manuscritos; “Teve como poucos (lembra Sousa Bastos) a sua época de festejado autor dramático”.
O acervo adquirido representa um valioso conjunto de cartas, mais ou menos extensas, ou simples recortes, que desvendam aspectos variados da actividade literária e artística da segunda metade de oitocentos e inícios da centúria imediata: sobre jornais e revistas, sobre ilustração, fotografia, tradução, opinião, crítica.
Em dois álbuns, ao gosto do tempo – quando se afirmava o novo perfil que era o homem de letras, o jornalista (e o folhetinista) e o escritor público – perpassam eruditos e artistas, romancistas e poetas – autores consagrados e outros menos falados e ainda menos lidos: há Camilo, há Herculano, Mendes Leal, Teixeira de Vasconcelos, Andrade Corvo, Ramos Coelho, Simões Dias, Júlio César Machado, Latino, Júlio de Castilho, Luciano Cordeiro, João de Deus, Teófilo, Inocêncio e Brito Aranha, Guilherme de Azevedo, Sousa Viterbo, Silva Pinto, D. João da Câmara, Barros Lobo, o referido Sousa Bastos, Guedes Teixeira, Fialho…e também os três Bordalos, Veloso Salgado, Teixeira Lopes, João Pedroso, Ventura Terra, Carlos Reis, Malhoa e outros mais que o catálogo do leilão copiosamente regista.
|