Versão para impressão Enviar por E-mail
diogo_andrade_banner

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeira e única edição de De Societatis Iesu Origine, Libellus adquirida pela BNP

ANDRADE, Diogo Paiva de, 1528-1575

De Societatis Iesu Origine, Libellus / authore D. Iacobo Payua Lusitano... – Lovanii : apud Rutgerum Vespium Typogr., 1566
BNP RES. 6671 P.


Trata-se de uma obra impressa em Lovaina, da autoria do português Diogo de Paiva de Andrade. Filho de Fernão Álvares de Andrade, Tesoureiro-mor de D. João III e de D. Isabel de Paiva, foi Doutor em Teologia e orador sacro, estudou em Coimbra Humanidades e Filosofia no Colégio Agostiniano.

Diogo de Andrade foi enviado por D. Sebastião como seu teólogo ao Concílio de Trento, em 1561, onde representou Portugal e se notabilizou sobretudo em questões controversas, nomeadamente em assuntos sobre o matrimónio e nos debates entre luteranos e calvinistas, tornando-se adversário do protestante Kemnitz. Ainda neste Concílio, defendeu os jesuítas.

A obra adquirida pela BNP no leilão de Leiria e Nascimento (Janeiro de 2007) apresenta no rosto, marca de impressor de Rutger Velpius, e igualmente na última página. Edição em caracteres redondos e itálicos. Esta obra é a primeira e única edição. Foi também traduzida para francês e impressa em Lyon, por Miguel Jove, em 1565.