Versão para impressão Enviar por E-mail
henrique_castro_banner.jpg

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 

 

 

 

 

Aquisição pela BNP de manuscrito literário inédito de Henrique José de Castro

 

CASTRO, Henrique José de, 1764-1829

Tragedia intitulada O Duque de Coimbra / composta por Henrique Joze de Castro presbitero secular, doutorado na Sagrada Theologia pella Universidade de Coimbra. - [18--]. – [3] f., 112 p., enc. ; 23 cm
Cópia em letra da mesma mão
BNP COD. 13406
Tragedia intitulada O Duque de Coimbra

Foi adquirido em Março de 2007 à Llibreria Anticuària Farré (Barcelona), um manuscrito inédito de obra literária oitocentista: uma tragédia histórica em verso, composta por cinco actos, sobre o reinado de D. Afonso V (1438-1481), cujos personagens são os principais actores nesse período da história da dinastia de Avis: D. Afonso V, o infante D. Pedro, Duque de Coimbra, regente durante a menoridade do rei, a rainha D. Isabel, sua filha, D. Álvaro Vaz de Almada, conde de Abranches, etc.

O autor da obra, Henrique José de Castro, fez estudos de Humanidades no colégio de Mafra, tendo-se posteriormente matriculado na Faculdade de Teologia da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 1788. Ordenado presbítero por Frei Manuel do Cenáculo, bispo de Beja, foi prior da igreja de S. Lourenço de Lisboa, até à data da sua morte, ocorrida em 1829, tendo desempenhado igualmente os cargos de censor régio (e do Ordinário), e desembargador honorário da Câmara Patriarcal. São de sua autoria diversas obras, não só de índole religiosa e eclesiástica, mas também de carácter literário, nomeadamente composições dramáticas, algumas das quais nunca chegaram a conhecer forma impressa, como é o caso do presente manuscrito. Para além de, ao que sabemos, não ter sido publicado, trata-se de manuscrito raro. Curiosamente, Inocêncio Francisco. da Silva, no seu Diccionario Bibliographico Portuguez, refere, entre a bibliografia do autor, uma tragédia com idêntica temática: D. Pedro, regente de Portugal na menoridade de D. Affonso V, que poderá corresponder à espécie agora adquirida, ou representar outro manuscrito conhecido da obra.

A acrescentar à raridade da espécie, é de sublinhar o facto de o manuscrito se encontrar em bom estado de conservação, e apresentar encadernação da época, em marroquim vermelho, com lombada, cercadura nas pastas e super-libros com as armas reais portuguesas, gravados a ouro, bem como cortes dourados. Com esta aquisição, completa-se o conjunto de espécies de Henrique José de Castro existentes na Biblioteca Nacional de Portugal.

 
Aquisições