Print E-mail
Sav
banner_autores e sons lusitanos_10 maio 24

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais e Relações Públicas

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Tel. 21 798 20 00
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas

Tel. 217982167 / 217982424

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

logo_dgartes_vertical_site

 

uaberta_logo_site

 

academyon_logo_site

 

cesem-site

 

in2past

 

univ_evora2

 

antena2

 

Mestres e Sons Lusitanos

ANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Episódio 6 - João Domingos Bomtempo | 8 jul. '25 | 17h30 | Auditório | Entrada livre | Vídeo promocional

 

joao bomtempo_2

No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de João Domingos Bomtempo (1775-1842), a série documental Mestres e Sons Lusitanos apresenta, em antestreia, o documentário sobre o compositor que revolucionou a atividade artística e o ensino da música em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX.

 

A série Mestres e Sons Lusitanos é uma série em seis episódios dedicada à vida e à obra de seis compositores portugueses dos séculos XVIII e XIX (Pedro António Avondano, João Cordeiro da Silva, João de Sousa Carvalho, António da Silva Leite, Marcos Portugal e João Domingos Bomtempo) que viveram no tempo de Haydn, Mozart e Beethoven e marcaram a história da música portuguesa, mas que hoje em dia são pouco conhecidos do público.

 

Nesta série de documentários científicos foram convidados historiadores, musicólogos e músicos para falarem sobre Portugal daquela época, sobre a vida destes compositores e as obras que nos deixaram. A fase de pré-produção desenvolveu-se em instituições e arquivos de várias regiões de Portugal, onde foram filmadas centenas de documentos históricos e manuscritos de música.

 

Este episódio fala-nos da época em que Bomtempo nasceu, da sua carreira internacional em Paris, das circunstâncias que o levaram a deixar Paris e partir para Londres, e do seu regresso definitivo a Portugal, onde fez tudo para implementar as mais recentes ideias artísticas e pedagógicas que brotavam na Europa, nomeadamente, a criação da Sociedade Filarmónica e a criação da primeira escola de música laica em Portugal.

 

 

 

Ficha Técnica:

Autoria: Mafalda Nejmeddine
Produção e Realização: Fouad Nejmeddine
Produção: AcademyOn

Apoio: República Portuguesa - Cultura | Direção-Geral das Artes

Organização: Biblioteca Nacional de Portugal & AcademyOn

Parceiros: Universidade Aberta, CESEM - Polo Universidade de Évora, IN2PAST, Universidade de Évora, Antena 2