Biblioteca Nacional de Portugal
Serviço de Actividades Culturais e Relações Públicas
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal
Tel. 21 798 20 00
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
Informações
Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 / 217982424
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
CARTAZ (PDF)
PROGRAMA (PDF)

|
IV Congresso Internacional de Angolanística
Angola: 50 anos de independência
CONGRESSO | 18 jun.'25 | 09h15-19h00| Auditório e Sala de formação | Entrada livre
Na ocasião em que se comemora o Cinquentenário da Independência, cumpre proceder-se a um balanço do caminho percorrido ao longo destas cinco décadas, bem como refletir serenamente sobre os grandes desafios sociais que ainda persistem. Este é para todos nós um momento de esperança e de compromisso com o futuro, incentivando os jovens e as instituições a preservar, valorizar e divulgar o rico património de Angola, e a persistirem na promoção da reconciliação, da paz e do progresso, sob a égide da investigação científica e do conhecimento, bases essenciais para a construção de uma Angola forte e unida.
Especialistas, académicos, investigadores e representantes de diferentes áreas do saber examinarão questões constitucionais e jurídicas, o aparelho de Estado, a cooperação internacional, nomeadamente com a Ásia, as questões regionais, o contrato social, a ciência e o ensino superior, o ensino da língua portuguesa, os arquivos coloniais, a arte e a literatura.
Entre tantas participações de grande destaque por congressistas provindos de quatro continentes, apraz-nos mencionar especialmente a de Jean-Jacques Wondo, recém-libertado pela RDC. Igualmente são de destacar outros oradores convidados de alto nível académico, entre eles José Octávio Serra Van Dunem, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Univ. Agostinho Neto e Coordenador do Conselho Económico e Social de Angola, Dorothée Boulanger da Univ. de Oxford, Marçal de Menezes Paredes da PUC Rio Grande do Sul e Onofre dos Santos, Juiz-conselheiro do Tribunal Constitucional de Angola. Serão também lançados diversos livros alusivos à temática angolana.
Espera-se que este magno encontro promova novas parcerias e colaborações entre universidades, centros de pesquisa e entidades com atuação nas áreas culturais, gerando projetos de longo prazo para a preservação e divulgação da memória da nação angolana. Assim sendo, o IV Congresso não só celebrará o passado e o presente, mas também lançará as bases para que a angolanística seja no futuro mais estudada, valorizada e reconhecida no cenário académico global.
O Congresso é uma organização da Angolanística-Angola Research Network
(https://angolaresearchnetwork.org)
Apoio do CEDESAA
(https://www.cedesa.pt).
Os co-organizadores
Filipe Santos e Rui Verde.
|