Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
banner_ii colquio livros de viagens_24-25set

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas

Tel. 21 798 21 68
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Programa, Resumos e notas biográficas (PDF)

 

 

cham_novo2018

 

fcsh_2019

 

fct_2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Livros de Viagens.

Entre conhecimento do mundo, criação e dominação

II COLÓQUIO | 24-25 set. '24 | 14h30-18h30 | Auditório / Sala de Formação | Entrada livre

 

Os livros de viagens constituíram, ao longo de séculos, um género narrativo multifacetado onde a Literatura se cruza com a História, a Antropologia, a Ciência. Com maior ou menor pormenor descritivo, com mais ou menos efabulação, o viajante que faz o relato da sua experiência pretende dar a conhecer a um público interessado o que testemunhou na sua viagem. O advento da imprensa trouxe novas perspetivas para a divulgação dos livros de viagens que tinham circulado em cópias manuscritas.

 

Os «descobrimentos marítimos», o encontro e confronto com o Outro e o interesse em divulgar informação e criar conhecimento, resultaram num progressivo apuramento narrativo e representativo, estimulado pelo recurso a imagens, por forma a agradar ao prospetivo leitor. E também contribuíram para se criar outras formas de dominação (simbólica, sociocultural, territorial), que foram manejadas pelos Estados e certos sectores políticos e sociais como modo de afirmação, simbólica, política, geoestratégica, etc.

 

Os principais géneros de relatos reportam-se a viagens de peregrinação, de expansão religiosa, de conquista, de comércio, de exploração geográfica e científica, de lazer e turismo, não esquecendo as viagens ficcionais. Quanto aos formatos editoriais podemos considerar, entre outros, os diários, os guias, a correspondência epistolar e também relatos científicos e narrativas literárias de escritores-viajantes.  O advento das novas tecnologias abriu a porta aos "viajantes digitais" levando o conhecimento de lugares, culturas e sociedades a uma partilha ativa de experiências e imagens e, no limite, a novos modelos de livros de viagens.

 

Neste Colóquio pretendemos questionar a importância dos Livros de viagens em distintas épocas e sociedades, a sua divulgação e receção por diversos públicos e o impacto do paradigma digital neste género literário.  A apresentação de estudos de caso será, ainda, uma oportunidade para debater conceitos, modelos narrativos e estereótipos.


 

 

PROGRAMA

 

 

Dia 24 de setembro (Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal)

 

14:30-16:15 | Olhares sobre o Outro (I)

 

Informar e deleitar: as compilações de relatos de viagens (séculos XVII-XVIII) - um sucesso editorial

Fernanda Maria Guedes de Campos (CHAM NOVA FCSH)

 

Em França pensam que todos os brasileiros são selvagens e comem pessoas. Diário de uma viagem do Rio de Janeiro a Toulon (1842-1843)

João Figueiroa-Rego (CHAM NOVA FCSH)

 

Frei Simão de Brito (1676-1739) - Padre redentor e cronista do Norte de África

Edite Martins Alberto (CHAM NOVA FCSH)

 

 

16:30-18:15 | Olhares Coloniais e Anticoloniais

 

"Ter uma boa fazenda em Angola": uma viagem pelo anacronismo e os mapas da ‘terra prometida' em ‘Uma fazenda em África', de João Pedro Marques

Margarida Rendeiro (CHAM NOVA FCSH)

 

Literatura, viagem, interdição e liberdade: os passeios da literatura palestina pelo seu próprio país

Isabel Araújo Branco (CHAM NOVA FCSH)

 

A Viagem entre Retorno e Identidade em ‘The Lonely Londoners' de Sam Selvon

Carlotta Pisano (NOVA FCSH)

 

 

 

Dia 25 de setembro (Sala de Formação da Biblioteca Nacional de Portugal, piso 2)

 

14:30-16:15 | Olhados pelo Outro

 

Raffaele Fantoni, mercador florentino em Lisboa e a sua ‘Relatione del Regno di Portogallo' (finais século XVI)

Nunziatella Alessandrini (CHAM NOVA FCSH)

 

O som dos diários: a música em Portugal no fim do século XVIII, segundo relatos de viagem alemães

Inês Thomas Almeida (IELT NOVA FCSH)

 

Olhares turísticos: Portugal dos guias de viagem

Maria João Cordeiro

 

 

16:30-18:15 | Olhares sobre o Outro (II)

 

As viagens de um artista singular: Albrecht Dürer em Itália e nos Países Baixos

Ana Rita Gonçalves (Museu Nacional de Arte Antiga)

 

Um português do século XVII nos rios da Guiné

Arlindo Manuel Caldeira (CHAM NOVA FCSH)

 

‘Through the Gothic Looking Glass': A Irlanda Desfamiliarizada através de Portugal Ocupado e da Goa Colonial do Século XVII no Romance de Viagem Histórico ‘The Missionary: Na Indian Tale' (1811), de Sydney Owenson, Lady Morgan

Rogério Puga (CETAP, CHAM NOVA FCSH)

 

 

18:15-18:30 | Encerramento

 

Daniel Melo (Universidade Aberta e CHAM NOVA FCSH)

 

 

Organização: Grupo Informação, Leitura e Formas de Escrita e Grupo Estudos Transculturais, Literários e Pós-Coloniais, CHAM - Centro de Humanidades, NOVA FCSH


Coordenação: Daniel Melo, Fernanda Maria Guedes de Campos e Margarida Rendeiro