Print E-mail
banner_comemoraes_vcentenrionascimentoluisdecamoes2.png

ESTRUTURA DE MISSÃO

PARA AS COMEMORAÇÕES

DO V CENTENÁRIO

DO NASCIMENTO DE

LUÍS DE CAMÕES

 

 


SIGA-NOS

 

facebook


luisdecamoes500

 

 

instagram

 

camoes500


 

youtube

 

Luís de Camões 500

 

 

newsletter mega

 

Newsletter Camões 500

 

 

FALE CONNOSCO

 

e-mail

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

DOCUMENTOS

 

documentos


 

 

ONDE ESTAMOS


morada

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Campo Grande,83

1749-081 Lisboa, Portugal



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

V Centenário do nascimento de Luís de Camões

 


expoparis

 

EXPOSIÇÃO | 11 - 21 abril - '25 | Sede da UNESCO em Paris | Entrada livre

 

A exposição "Onde terá Segura a Curta Vida? Camões e a Vida como Viagem" está a decorrer de 11 a 21 de abril de 2025, na sede da UNESCO, em Paris.


cerimónia de abertura contou com a presença da Ministra da Cultura de Portugal, Dalila Rodrigues, do Comissário-geral da Estrutura de Missão para as Celebrações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões,  José Augusto Cardoso Bernardes, e dos Comissários-gerais Adjuntos, Diogo Ramada Curto e Joaquim José Coelho Ramos.


Esta mostra insere-se nas Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões e propõe uma reflexão sobre a viagem como condição da existência humana, tendo a obra e a figura do poeta como eixo central.


Com curadoria de Anísio Franco, Filipa Oliveira e Paulo Pires do Vale, e projeto de museografia de Francisco Aires Mateus, a exposição reúne um conjunto diverso de obras que cruzam artes visuais, cinema, música e literatura.


Estarão patentes obras de Adrian Paci, Alberto CarneiroÂngela Ferreira, Graça Castanheira, Horácio FrutuosoJosé Almeida PereiraMário Linhares.


A pintura de Domingos Sequeira A Morte de Camões será evocada através da exposição de uma moldura vazia com as dimensões da obra desaparecida no século XIX. Jorge de Sena ecoará na mostra, trazendo à vida o poema Camões Dirige-se aos seus contemporâneos, recitado pela sua própria voz.


Através de uma abordagem multidisciplinar, "Onde terá segura a curta vida?" convida o público a redescobrir Camões como figura universal e intemporal, propondo uma viagem intelectual, emocional e sensorial, em torno da fragilidade da existência, da errância e da construção de sentido.

 

 

Consulte o Cartaz.

 

 

jos cardoso bernardes

 

José Augusto Cardoso Bernardes, Comissário-Geral da Estrutura de Missão, sobre a importância agregadora da figura e da obra de Camões em Portugal e os objetivos centrais destas comemorações: https://fb.watch/ymkTxOoBzm/

 

 

 

PRÉMIOS

 

Com o propósito de estimular o interesse pela figura e pela obra de Luís de Camões, a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões institui os seguintes prémios:

 

  • Prémio "Ensinar Camões", dirigido a professores do Ensino Básico e Secundário [Regulamento]
  • Prémio "Conhecer Camões", dirigido a alunos do Ensino Básico e Secundário [Regulamento]
  • Prémio “Estudar Camões”, dirigido a jovens investigadores até aos 35 anos [Regulamento]