Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_camoes_umaantologia_19jun-24

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações e marcação de visitas:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 / 217982424

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

quetzal_logo_site

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Camões. Uma Antologia.

APRESENTAÇÃO | 19 jun. '24 | 18h00 | Auditório | Entrada livre

 

imagem_lanamento_cames_uma antologia_19jun_p

Camões: Uma Antologia é uma seleção de passagens d'Os Lusíadas e de poemas extraídos das Rimas de Luís de Camões.

 

Os textos são acompanhados por um comentário que tem a intenção de ajudar os leitores a enquadrarem a poesia de Camões no contexto literário da sua época. Neste aspeto, assume uma enorme relevância a indagação das fontes clássicas de Camões, uma vez que o autor d'Os Lusíadas era um leitor entusiasta dos poetas romanos Vergílio, Horácio e Ovídio.

 

Além disso, o comentário procura pôr em relevo as ligações poéticas dentro da própria obra camoniana, enquanto levanta a questão de como ler esta obra ao fim de tantos séculos, dado que a época em que esta poesia nasceu era tão diferente da nossa no que toca aos valores e às crenças.

 

Em relação a Os Lusíadas, é interessante tentar perceber qual é a atitude do cantor épico em relação à história narrada e em relação aos pressupostos e efeitos da Expansão portuguesa. A ambivalência que alguns estudiosos de Camões têm detetado retoma uma característica que é própria da Eneida de Vergílio.

 

No que diz respeito às Rimas, o comentário procura afastar-se das leituras biográficas, para se centrar na genealogia literária dos «sentimentos» que Camões encena com insuperável genialidade e credível verosimilhança.

 

Isabel Almeida apresenta a obra.