Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_conversasobrehistoriografiafrancesa_18abril24

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas

Tel. 217982167 / 217982424

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

ihc3

 

in2past

 

fcsh_2019

 

fct_site


ambassade_du_france_auportugal_logo_prancheta_1 institutfranais_logo

 

 

À conversa sobre a historiografia francesa

ENCONTRO | 18 abr. '24 | 14h00-16h00 | Auditório | Entrada livre

 

A historiografia francesa exerceu uma grande influência sobre a historiografia europeia e mundial, nomeadamente a partir da criação - e com o desenvolvimento - da escola dos Annales. Com a crescente importância global da língua inglesa na vida universitária, essa influência ou diminuiu ou tornou-se menos visível.

 

Esta mesa-redonda tem por objetivo identificar e discutir propostas desenvolvidas por correntes e sensibilidades historiográficas francesas. Sem pretensão à elaboração de uma visão panorâmica ou sistémica dessa historiografia e recusando qualquer tentação de a reduzir a uma unidade de sentido que descure as diferenças e oposições estabelecidas no campo historiográfico francês, quatro historiadores, Diogo Ramada Curto, Felipe Brandi, Lurdes Rosa e Mélanie Toulhoat, que de uma ou de outra maneira, mantiveram e conservam proximidade a universidades e historiadores franceses, elaboraram um pequeno texto em que respondem ao repto que dá título a este encontro: à conversa sobre a historiografia francesa. O objectivo será estabelecer uma reflexão conjunta em torno da escola histórica francesa, a sua ligação com as historiografias portuguesa e brasileira, e ainda a sua situação no interior das disputas internacionais pela hegemonia intelectual no campo historiográfico global.

 

O historiador francês, Patrick Boucheron, comenta as intervenções dos quatro colegas, sendo a sessão moderada por Victor Pereira.

 

Organizador: Felipe Brandi

 

 

 

O Instituto de História Contemporânea é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (UIDB/04209/2020, UIDP/04209/2020 e LA/P/0132/2020).