Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_patrimniomusicaldesantaclara_7mar.3924

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações e marcação de visitas:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 / 217982424

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

logo_patrimniocultural

 

 

 

 

 

 

 

Património Musical de Santa Clara do Porto

APRESENTAÇÃO | 7 mar. '24 | 18h00 | Auditório | Entrada livre

 

foto_patrimonio musical de santa clara do porto_7mar_150O vasto espólio musicográfico do Real Mosteiro de Santa Clara do Porto, custodiado na Biblioteca Nacional de Portugal desde a extinção do cenóbio portuense no ano de 1900, foi objecto de um vasto estudo de investigação de índole musicológica, organológica e sociológica, empreendida ao longo de dois anos por Elisa Lessa (Departamento de Música da Universidade do Minho), Vítor Teixeira (Universidade Católica Portuguesa), Magna Ferreira (Conservatório de Música do Porto), Rui Bessa (Escola Superior de Educação do Porto), António Jorge Marques (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa), sob coordenação científica de Nuno Mimoso, mestre capela e organista diplomado da Escola Superior de Música Sacra de Regensburg, Baviera.

 

A obra trata os seguintes domínios: música no monaquismo feminino português; história eclesiológica e sociológica das Clarissas do Porto, com enfoque na biografia das cantoras e tangedoras celebrizadas pela sua arte musical; pedagogia musical ministrada às pupilas do mosteiro; catálogo e análise dos 20 livros de Cantochão e mais de 100 manuscritos musicais conservados na BNP; mestres e compositores das madres Clarissas, sua análise biográfica e produção artística; instrumentário do Mosteiro, em que avultou o duo organístico restaurado entre 2019-2022 pela Oficina e Escola de Organaria de Esmoriz.

 

fotob_patrimonio musical de santa clara do porto_7mar_150A publicação de 400 páginas inclui ainda 6 edições musicográficas em suporte digital (e-book) de obras exemplificativas do reportório litúrgico, profano e instrumental, produzido entre 1770-1826 para as Clarissas do Porto. Destaca-se a produção dos mestres portuenses Francisco de São Boaventura (fl. 1739-1802) e António da Silva Leite (1759-1833), e do compositor da Corte Portuguesa, Marcos Portugal (1762-1830). A descoberta da qualidade composicional e exigência vocal inscreve este reportório no primeiro plano da música sacra ocidental, constituindo por isso objecto de merecida divulgação nacional e internacional.

 

Gerhard Doderer, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e musicólogo apresenta o livro. A sessão conta com as intervenções da Directora da Biblioteca Nacional e da Vice-Presidente do Património Cultural, I.P., que sucede a ex-Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), editora da obra.