Unlocking Diaspora Archives:
Western Sephardic Diaspora Roadmap workshop
COLÓQUIO | 28 nov. '23 | 09h30-17h30 | Auditório | Entrada livre
O colóquio será transmitido no Youtube: sessão da manhã | sessão da tarde
Fórum de debate sobre o património arquivístico judaico português e da diáspora judaico-portuguesa, e as estratégias para a sua preservação, divulgação e acessibilidade, nele participando investigadores, arquivistas e bibliotecários portugueses. Neste colóquio serão igualmente apresentados os resultados do projeto WSD Roadmap.
A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. As sessões serão em formato híbrido e decorrerão em português e inglês.
Programa
9h30 Abertura
9h45
Western Sephardic Diaspora Roadmap: um portal para a memória arquivística da diáspora, Carla Vieira (CHAM, NOVA FCSH; CESAB, FLUL)
10h15 Pausa para café
10h30 Mesa 1
Património arquivístico judaico em Portugal: estratégias de valorização, organização e divulgação em arquivos portugueses
Moderação: Paula Ochôa (CHAM, NOVA FCSH)
Participantes:
- Rosa Azevedo (Arquivo Nacional da Torre do Tombo)
- A. E. Maia do Amaral (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra)
- Maria João Pires de Lima (Arquivo Distrital do Porto)
12h30 Pausa para almoço
14h00 Mesa 2
Jewish archives: preservation, digitalization, and dissemination
Moderação: Daniel Alves (DH_Lab, IHC, NOVA FCSH)
- 400 years of Sephardic heritage in Amsterdam - past, present and future of the library Ets Haim - Livraria Montezinos, Heide Warncke (Ets Haim - Livraria Montezinos)
- Unifying a Scattered Archival Heritage, Gabor Kadar (Rothschild Foundation Hanadiv Europe)
- Western Sephardic Diaspora Collections of the American Jewish Archives, Dana Herman (American Jewish Archives, Cincinnati)
16h00 Pausa para café
16h15 Mesa 3
Western Sephardic Diaspora Roadmap: final results
Moderação: Carla Vieira (CHAM, NOVA FCSH; CESAB, FLUL)
- Kevin Soares e Joana Rodrigues (CHAM, NOVA FCSH)
- Callenciane Jung (NOVA FCSH)
- Daniel Alves e Joana Paulino (DH_Lab, IHC, NOVA FCSH)
- Paula Ochôa (CHAM, NOVA FCSH)
O projeto
O projeto Western Sephardic Diaspora Roadmap (WSD Roadmap) tem vindo a desenvolver, desde Janeiro de 2021, um portal de acesso aberto que agrega coleções documentais de bibliotecas e arquivos de todo o mundo que contêm materiais de interesse para o estudo da diáspora sefardita ocidental e dos seus antecedentes.
Conjugando as Humanidades Digitais, a Ciência da Informação e o estudo da diáspora judaica, este é um projeto desenvolvido pelo CHAM - Centro de Humanidades e pelo Laboratório de Humanidades Digitais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa que conta com o financiamento da Rothschild Foundation Hanadiv Europe e a parceria e cofinanciamento da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.