Sala de Leitura de Reservados
Horário
2.ª a 6.ª Feira, das 09h30 às 17h30
Requisições de leitura até às 17h00
Sábados - Encerrada
Serviços complementares
Fotocópia de obras de referência e digitalização de obras da coleção, a pedido
Contactos
Tel. 21 7982447
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
|
Reservados - Manuscritos
Coleção Pombalina
Coleção adquirida em leilão, em 1887, aos herdeiros do 1.º Marquês de Pombal, é constituída pela livraria manuscrita do Marquês e dos seus descendentes. Dela fazem parte espécies de temática diversa, com preponderância da genealogia, onde avultam obras de Rangel de Macedo, Monterroio Mascarenhas e Alão de Morais, obras literárias e históricas como Memórias da Paz de Utrech, de D. Luís da Cunha, de 1715, e uma compilação de legislação dos reinados de D. José e D. Maria I, designada Colecção Josefina.
A coleção integra também o arquivo pessoal do Marquês de Pombal, onde se inclui documentação relativa à sua atividade pública como embaixador em Londres e Viena de Áustria, e como Secretário de Estadode D. José, designadamente correspondência, e documentação relativa ao Brasil (o irmão do Marquês de Pombal foi governador do Pará e Maranhão), e referente à Companhia de Jesus. É igualmente significativa a documentação com génese na atividade privada do Marquês, designadamente a que resultou da sua atividade intelectual (e de que é exemplo a Dedução cronológica e analítica, obra executada por ordem e inspiração do Marquês, com acrescentos e emendas autógrafos), bem como documentos pessoais: correspondência familiar, o contrato de casamento, etc.
♦ MONIZ, José António - Inventário da Coleção Pombalina. Lisboa: BN, 1889. ♦ FERREIRA, Teresa A. S. Duarte - «Guia das Coleções de Manuscritos da Divisão dos Reservados». Revista da Biblioteca Nacional, Lisboa, S. 2, 3 (1) 1988, p. 95-129. ♦ COMISSÃO ORGANIZADORA DAS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DA MORTE DO MARQUÊS DE POMBAL. Catálogo Bibliográfico e Iconográfico. Lisboa: BN, 1982.
|