Sobre a BNP
Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 


 

 

Apresentação

 

Diretora_geralPorta aberta a todos os que se interessam pela cultura portuguesa, este portal apresenta a Biblioteca Nacional de Portugal e os serviços que desenvolve, desde as vertentes técnicas que servem as comunidades profissionais das bibliotecas e da indústria do livro, às atividades voltadas para os investigadores e o grande público, de acesso, promoção e difusão do património da maior biblioteca do País.


Um património documental vasto e muito diversificado que alcança quase dez séculos de história e cultura da sociedade portuguesa e abrange todos os temas e géneros que cabem num acervo bibliográfico, em contínuo crescimento. Um património que consagra um futuro para o passado e que a cada dia se constrói num registo sistemático do presente, para as gerações vindouras.


A Biblioteca é, na essência, esse património. Tornado vivo nas múltiplas formas de acesso hoje disponíveis e sempre em constante renovação que, num ambiente cada vez mais tecnológico e globalizado, levam mais longe que nunca os recursos de uma língua, história e identidade próprias.

Conservação, acesso e internacionalização continuam, hoje como no passado, a ser as grandes linhas mestras por que se orientam as estratégias de gestão do património da BNP, a par da sua valorização em iniciativas de colaboração convergente com o mundo da investigação.


Nesse sentido, para além da biblioteca para os leitores, privilegiamos, também, a biblioteca com os leitores, enquanto plataforma para a criação e partilha de conhecimento que oferece uma infraestrutura para a participação da comunidade que serve, não se limitando à disponibilização de conteúdos.

 

Maria Inês Cordeiro

Diretora-Geral