Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
terra_mineral_terra_vegetal_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações e marcação de visitas:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 e 217982434

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Folha de Sala (PDF)

Cartaz (PDF)

 

 

Exposição integrada na

bienal_fotografia_porto

ciclo_plataforma_fotografia

 

museu_paisagem

dgartes

Terra Mineral - Terra Vegetal

Duarte Belo

EXPOSIÇÃO | 7 jun. - 29 set. '23 | Galeria - Piso 1 | Entrada livre | NOVA DATA

 

Existe em Portugal uma extraordinária variedade de rochas, dos granitos aos arenitos, dos calcários aos xistos. Esta diversidade vai dar origem a paisagens muito diferenciadas, onde as plantas, de diferentes espécies, se vão implantar em processos de povoamento que transformam radicalmente os espaços onde eclodem.
Este é um modo diferente de mostrar o espaço hoje Portugal, que nos pode remeter para uma condição planetária, como se em qualquer pedaço de território pudéssemos visualizar a Terra inteira. As rochas vão assumir formas muito diferentes, o mesmo acontece com as plantas. Quando percorremos com uma câmara fotográfica lugares muito diversos como sejam o alto vulcânico da montanha do Pico, nos Açores, ou os calcários do litoral da serra da Arrábida, registamos a estranheza de tudo isto, de todos os lugares onde quase nunca faltam as insinuações vegetais a conferir diferentes matizes aos cinzas, castanhos e ocres que dominam a paleta mineral.
Com as fotografias pomos em diálogo este mundo primevo. Nas plantas, nas árvores, por exemplo, podemos observar uma arquitetura singular que liga o subsolo à atmosfera. Nas superfícies rochosas, como um xisto negro com veios de quartzo podemos, com alguma imaginação, ler um mapa. Há um território ali representado, como se nesses desenhos abstratos estivessem os itinerários a seguir em busca do desconhecido, na permanente procura de um lugar novo, sempre com uma irredutível curiosidade.

Esta exposição encontra raízes nos trabalhos científicos e pedagógicos de A. M. Galopim de Carvalho e de Fernando Catarino. Do solo, da geologia, ergue-se a vida.

 

 

* * *
VISITAS GUIADAS

As visitas guiadas são de entrada livre e gratuita, mediante inscrição prévia para o endereço de correio eletrónico  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


- 19 jul. '23 | 17h30 | com Duarte Belo
31 ago. '23 | 13h00 | com Duarte Belo
- 15 set. '23 | 17h30 | com Duarte Belo
- 29 set. '23 | 17h30 | com Duarte Belo

* * *

 

LANÇAMENTO

Agendado para 27 de junho, pelas 18h00, no Auditório da BNP, o lançamento do livro  Terra mineral – Terra vegetal, associado a esta exposição, numa coedição Museu da Paisagem/Biblioteca Nacional de Portugal.

 

* * *
"Sinais", de Fernando Alves (TSF, 09.06.2023) sobre esta exposição.