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Manuscritos musicais do Mosteiro de Belém.

Uma tradição desconhecida

CONCERTO I 6 maio '23 I 17h30 | Átrio principal | Entrada livre

 

manuscritos_musicais_1

A proteção conferida pela Coroa portuguesa, sobretudo a partir de D. Manuel I, à Ordem de S. Jerónimo tornou-a uma das mais relevantes instituições religiosas do século XVI, com vários mosteiros e colégios por todo o país, destacando-se pela grandiosidade e beleza arquitetónica o Mosteiro de Santa Maria de Belém, em Lisboa. A tradição musical dos jerónimos tem permanecido, no entanto, praticamente desconhecida.

 

No contexto do projeto de investigação universitário “Manuscritos Musicais de Belém” (EXPL/ART-PER/1031/2021), em curso no CESEM (NOVA FCSH), e graças à colaboração estreita com a Biblioteca Nacional de Portugal, que custodia parte significativa dos livros de coro do Mosteiro dos Jerónimos, o presente recital faz ouvir de novo alguns fragmentos deste repertório de cantochão, constituindo-se como uma porta de acesso a este importante património artístico. Sinais de um tempo e de uma cultura, estes manuscritos musicais transcendem, no entanto, o seu tempo: livros de música cuidadosamente preparados, seduzem o nosso olhar e aspiram a ser novamente voz em ressonância.

 

Programa

I. Em louvor de Santa Maria de Belém

Pulchra es (BNP, L.C. 260)

Beata mater (BNP, L.C. 260)

Ave Maris stella (BNP, L.C. 158)

Ave spes nostra (BNP, L.C. 244)

Regina Caeli (BNP, L.C. 260)

 

II. Da Missa dos jerónimos

Kyrie Pater excelse (BNP, L.C. 243)

Credo (BNP, L.C. 330)

Prefatio (Missale, Zaragoza, J. Cocci, 1501)

Sanctus Osanna salvifica (BNP, L.C. 265)

Ite missa ests (BNP, L.C. 243)

Intérpretes: Capela Gregoriana Psalterium

Direção: Alberto Medina de Seiça

 

Sobre a Capela Gregoriana Psalterium

Fundada em janeiro de 1999, tem dado numerosos recitais de canto gregoriano e polifonia para vozes iguais, bem como animado celebrações litúrgicas (Missa e Vésperas) em canto gregoriano e canto hispânico. Editou o CD Mysterium Crucis. É dirigido, desde a fundação, por Alberto Medina de Seiça.

 

Integrado na exposição Manuscritos musicais do Mosteiro de Belém: uma tradição desconhecida