Print E-mail
outros_celtas_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações e marcação de visitas:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 e 217982434

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

fct_2022

 

fcsh_2019

 

inet_md2

 

 

 

Outros Celtas. Celtismo, modernidade e música global em

Portugal e Espanha

LANÇAMENTO | 7 fev. '23 | 18h00 | Auditório | Entrada livre


outros_celtas_capaNuma colaboração inédita entre etnomusicólogos e antropólogos de Portugal e de Espanha, este livro articula o imaginário celta com a música, as políticas de identidade e de desenvolvimento local, a europeização, os intercâmbios transnacionais, e a reconfi­guração, mercadorização e mediatização das músicas locais.

 

A gaita‑de‑fole e as bandas de gaitas ocupam um lugar central na construção das identidades regionais e na identificação com o «celta». Para isso têm contribuído os festivais e outras celebrações, que são aqui analisados enquanto configuradores de um celticscape global, com novos públicos e mercados para músicos neste campo de produção criativa.

 

Os autores percorrem ainda as atuais evocações do passado ali­cerçadas na música e no imaginário celtas: ficções, performances, rituais e iniciativas pedagógicas.

 

A obra será apresentada por Jorge Castro Ribeiro (Universidade de Aveiro) e a sessão conta com a presença de Paulo Marinho que executará 3 peças musicais em gaita-de-fole.

 

 

 

Sobre os editores

 

Salwa El-Shawan Castelo‑Branco é profes­sora catedrática emérita de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa, fundou e diri­giu o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança NOVA FCSH (1995‑2020). Foi presidente do International Council for Traditional Music (2013‑2021). Doutora em Etnomusicologia pela Columbia University (1980), levou a cabo trabalho de ter­reno e de arquivo em Portugal, Galiza, Egipto e Omã.


Susana Moreno‑Fernández é professora titu­lar da Universidad de Valladolid e membro da direcção da SIBE‑Sociedad de Etnomusicolo­gía e da SEdeM‑Sociedad Española de Musi­cología. Doutora em Musicologia com uma especialidade em Etnomusicologia pela Uni­versidad de Valladolid (2006), foi investigadora pós‑doutoral no Instituto de Etnomusicologia da NOVA FCSH (2007‑2010).

 

António Medeiros é professor auxiliar no Departamento de Antropologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador sénior do CEI‑IUL. Doutorou-se em Antropo­logia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2003).

 

 
Agenda