Versão para impressão Enviar por E-mail
livro_obras_proibidas_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações e marcação de visitas:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 e 217982434

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

Com o apoio de

presidencia_conselho_ministros

 

Obras proibidas e censuradas no Estado Novo

LANÇAMENTO | 31 jan. '23 | 18h00 | Auditório | Entrada livre

Transmissão online


livro_obras_proibidas_capaQue livros não se podiam ler durante o Estado Novo? Entre 1934 e 1974, os censores redigiram mais de 10.000 relatórios de leitura livros de autores portugueses e estrangeiros.

 

Acusados de serem “imorais, pornográficos, comunistas, irreligiosos, subversivos, maus antissociais, anarquistas ou revolucionários”, os livros censurados abrangem todas as áreas do saber.


O presente catálogo testemunha o modo como a ditadura amputou e desfigurou a vida cultural, o desenvolvimento das mentalidades e afetou as gerações vindouras. O catálogo compila, pela primeira vez, os livros resgatados da Biblioteca dos Serviços de Censura e as “obras proibidas” de ir à leitura na Biblioteca Nacional, sendo completado por imagens das capas dos livros e de páginas cortadas, pela transcrição dos relatórios de leitura e por dois ensaios introdutórios.

 

A obra é apresentada por Joaquim Cardoso Gomes e José Pacheco Pereira, e na sessão participarão igualmente Álvaro Seiça e José Pedro Castanheira, autores dos dois ensaios introdutórios.

 

 

Exposição | Obras proibidas e censuradas no Estado Novo

 


ue_bandeiraEste projeto beneficiou de financiamento do Programa-Quadro de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo da convenção de subvenção Marie Sklodowska-Curie n.º 793147, ARTDEL. https://artdel.net/