Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
gaspar_frutuoso_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações e marcação de visitas:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 e 217982434

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .p

 

 

cham_novo2018

 

fcsh_2019

 

ch_ul

 

univ_lisboa

 

fct_2022


Revisitar Gaspar Frutuoso e as Saudades da Terra

COLÓQUIO | 20 fev. '23 | 14h00-19h00 | Auditório | Entrada livre

 

Gaspar Frutuoso nasceu em 1522, na ilha açoriana de São Miguel. Realizou estudos universitários em Salamanca e por volta de 1554 foi ordenado sacerdote. A partir de 1566 fixou-se nos Açores, exercendo funções de vigário e pregador na vila da Ribeira Grande, onde viveria o resto dos seus dias, dedicando-se, nas horas vagas dos seus afazeres religiosos, a estudos humanísticos.

 

Na última década de vida, a partir de 1580, Frutuoso trabalhou na composição de um extenso manuscrito, a que deu o título de Saudades da Terra, no qual tratou de forma muito minuciosa e muito documentada, e em seis livros, a história dos arquipélagos atlânticos, incluindo não só as ilhas dos Açores, mas também as ilhas da Madeira, das Canárias e de Cabo Verde. Trata-se de um dos mais notáveis empreendimentos cronísticos do século XVI, que à época ficou manuscrito.

 

Em outubro de 2022, relembrando a passagem do quinto centenário do nascimento deste relevante escritor açoriano, a BNP organizou uma exposição bibliográfica sobre «A biblioteca de Gaspar Frutuoso», tentando reconstituir uma parte daquele que seria o seu espólio bibliográfico, pois sabe-se que à data da morte, em 1591, Frutuoso possuía uma livraria com cerca de 400 obras impressas.

 

Por ocasião do encerramento desta exposição bibliográfica, a BNP organiza um colóquio dedicado a Gaspar Frutuoso, que conta com a participação de vários historiadores que se têm dedicado ao estudo da vida e da obra do cronista açoriano (Avelino de Freitas de Meneses, José Damião Rodrigues, Onésimo Teotónio de Almeida, Rafael Moreira e Rui Manuel Loureiro).

 

O evento contará também com a sessão de lançamento da nova biografia Gaspar Frutuoso: o homem e a obra, da autoria de Avelino de Freitas de Meneses.

 

 

PROGRAMA

 

14h00 Abertura
Maria Inês Cordeiro (BNP)
Rui Manuel Loureiro (ISMAT, CHAM)

14h15   1ª Sessão
As Saudades da Terra de Gaspar Frutuoso: crónica maior da história das ilhas

Avelino de Freitas de Meneses (UAç, CHAM)

 

Notas sobre a biblioteca de Gaspar Frutuoso
Rui Manuel Loureiro (ISMAT, CHAM)

 

15h30 Pausa e visita à Exposição A biblioteca de Gaspar Frutuoso

16h15   2ª Sessão

Gaspar Frutuoso e a sua crítica empírica à Atlântida de Platão
Onésimo Teotónio de Almeida (Brown University)

 

Gaspar Frutuoso e Leonardo Turriano: da Atlântida e al-Ándalus à Macaronésia

Rafael Moreira (FCSH-UNL, CHAM)

Gaspar Frutuoso e o elogio da Monarquia Universal hispânica

José Damião Rodrigues (FL-UL, CH-ULisboa)

18h30   3ª Sessão
Lançamento do livro Gaspar Frutuoso: o homem e a obra, de Avelino de Freitas de Meneses (Letras Lavadas Edições). Apresentação de Onésimo Teotónio de Almeida.



Imagem do cabeçalho: Açores Insulae / descripsit et delineauit Ludouicus Teisera, 1583 (pormenor). In Theatro d'el orbe de la tierra / de Abraham Ortello. Anveres, Lib. Plantiniana, 1612.