A obra pessoana tem sido alvo de inúmeras reflexões filosóficas de pensadores portugueses, como é o caso de José Marinho, Agostinho da Silva, Eduardo Lourenço, José Gil, entre muitos outros, que têm chamado a atenção para a relevância filosófica da criação poética de Pessoa.
O espólio de Fernando Pessoa apresenta-nos inúmeros escritos filosóficos - assinados por múltiplas personalidades literárias - que o autor deixou inéditos à data da sua morte, para além de textos de cariz filosófico publicados em vida do autor, como é o caso do texto
O que é a metafísica? do heterónimo Álvaro de Campos.
A obra de Pessoa apresenta, por outro lado, indícios de diálogo com inúmeros autores da tradição filosófica portuguesa, como Francisco Sanches, Antero de Quental, Sampaio Bruno, Leonardo Coimbra, Teixeira de Pascoaes e Raul Leal, citados e debatidos ao longo dos escritos de Fernando Pessoa.
Todos estes elementos são prova bastante da existência de uma obra filosófica pessoana e, portanto, para a integração dos escritos de Pessoa no âmbito da filosofia em Portugal.
Tendo todos estes aspetos em consideração, o presente colóquio constitui-se como um palco de diálogo que permita visa mostrar as múltiplas e multifacetadas relações entre Pessoa e o pensamento filosófico português.
Programa
29 NOV 2022 (terça-feira)
14h00 Apresentação, Paulo Borges, Nuno Ribeiro, Cláudia Souza (orgs.)
14h20 Ser sem eu. Fernando Pessoa e a tradição contemplativa em Portugal, Paulo Borges
15h00 Desassossego e Filosofia em Fernando Pessoa, Cláudia Souza
15h40 Vacuidade, Negação e Autocriação: Paulo Borges leitor de Fernando Pessoa, Nuno Ribeiro
Coffee Break
16h40 Agostinho da Silva: uma leitura de Fernando Pessoa, Romana Valente Pinho
17h20 Fernando Pessoa e a experiência da desrazão (um diálogo entre o labor poético & a tópica psiquiátrica), Bruno Barreiros
18h00 Fernando Pessoa Y María Gabriela Llansol O El Triunfo De La Racionalidad Poética, Julia Alonso
30 NOV 2022 (quarta-feira)
14h20 Fernando Pessoa - leitor de Teixeira de Pascoaes, Maria do Céu Estibeira
15h00 A contemporaneidade de Fernando Pessoa: três registos
hermenêuticos, Jorge Croce Rivera
15h40 José Gil e uma teoria da heteronímia - ou Fernando Pessoa entre o moderno
e o de-moderno, Lucas Carvalho L. Teixeira
Coffee-Break
16h40 A receção da Geração de 70 e da Renascença Portuguesa no Neoarabismo de Fernando Pessoa, Fabrizio Boscaglia
17h20 Via Sófica do Branco Martírio, Pedro Vistas
18h00 Do Vazio ao Cais Absoluto: uma leitura dialógica-filosófica de Fernando Pessoa
por Paulo Borges, José Eduardo Reis
18h40 Lucidez diante do Originário: a (im)possibilidade de ser em Fernando Pessoa
apresentada por Eduardo Lourenço, Daniel Franção Stanchi
19h10 Apresentação do livro Orpheu Filosófico: a Geração de Orpheu entre Artes e Filosofias, de Paulo Borges, Fabrizio Boscaglia e Pedro Vistas
Organizadores:
Paulo Borges (Lisboa, 1959) é Professor no Departamento de Filosofia da FL-ULisboa e investigador do Centro de Filosofia da mesma universidade. Professor de Medicina e Meditação e do Mestrado em Cuidados Paliativos na FMUL. Cofundador e Presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética, e da MYMA, associação para a cultura contemplativa. Membro da Direção da Associação Agostinho da Silva. Autor e organizador de 63 livros de ensaio filosófico, aforismos, poesia, ficção e teatro. Doutor Honoris Causa pela Universidade Tibiscus de Timisoara (Roménia), em 2017. Prémio Ibn Arabi - Taryumán 2019, atribuído pela Muhyiddin Ibn Arabi Society Latina.
Nuno Ribeiro é pós-doutorando do IELT - NOVA FCSH, onde realizada uma pesquisa financiada pela FCT, ao abrigo do FSE (SFRH/BPD/121514/2016). É autor de mais de 20 edições sobre a obra de Fernando Pessoa publicadas na Europa, no Brasil e nos Estados Unidos. Publicou os seguintes ensaios pessoanos: Fernando Pessoa e Nietzsche: O pensamento da pluralidade (Verbo, 2011); Fernando Pessoa e a Filosofia: Um estudo a partir do espólio (Apenas Livros, 2016); A Filosofia como Poetar: Escritos sobre Wittgenstein e Fernando Pessoa (Apenas Livros, 2016); Fernando Pessoa entre Leituras e Poéticas (Húmus, 2021).
Cláudia Souza é doutora em literaturas de língua portuguesa e pesquisadora do CF-ULisboa. É autora de inúmeras edições e ensaios sobre a obra de Fernando Pessoa publicados na Europa, no Brasil e nos Estados Unidos. Publicou mais de 20 edições do espólio de Fernando Pessoa. É autora de quatro ensaios sobre a obra pessoana: O Livro do Desassossego e o Romantismo Alemão (Apenas Livros, 2016); Fernando Pessoa: Entre Filosofia & Literatura (Apenas Livros, 2017); Fernando Pessoa em Diálogo (Apenas Livros, 2017); Fernando Pessoa e o Romantismo Alemão (Subterrânea, 2021).