Versão para impressão Enviar por E-mail
lindenberg_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações e marcação de visitas:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 e 217982434

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

caleidoscopio

 

 

 

 

 

 

 


Os Lindenberg: de Lübeck ao Brasil (séculos XVIII-XXI)

LANÇAMENTO | 25 out. '22 | 18h00 | Auditório | Entrada livre



lindenberg_capaOs Lindenberg: de Lübeck ao Brasil. Fios da Memória constitui um relato histórico-afetivo do percurso da família Lindenberg, desde meados do século XVIII até aos nossos dias, privilegiando a sua larga descendência do Brasil.

Partindo da figura do patriarca Johann Caspar Lindenberg (1740-1824), burgomestre de Lübeck e personalidade de grande estatura moral, intelectual e humana, as autoras retrocedem até ao século XI, em busca das origens da sua família e do seu envolvimento na sociedade e na história do seu país.

No início do século XIX, as invasões napoleónicas levam a muitas famílias a buscar novas oportunidades fora da Europa. Nesse contexto, também a família Lindenberg, abandona o seu país natal, a Alemanha, e dirige-se ao Brasil, onde Ludwig Lindenberg (1790-1850) fundará uma vasta descendência, após a sua chegada ao Rio de Janeiro, em 1818.

Engenheiro agrónomo, trabalhou sob as ordens de D. Pedro I e, em seguida, do Barão Georg Heinrich von Langsdorff. Em 1824 tornou-se o maior salineiro da região ao dedicar-se à exploração de sal na lagoa de Araruama. Os seus descendentes mantiveram os valores dos antepassados, trabalhando para o desenvolvimento do Brasil como médicos, arquitetos, engenheiros, químicos, pintores, músicos, levando adiante a herança intelectual, a disciplina e a força de trabalho recebidas. De uma maneira geral, distinguem-se algumas marcas transversais aos elementos da família, como a cultura e o gosto pelo conhecimento, a profunda religiosidade, a disciplina, a retidão de caráter e a grande dedicação ao trabalho e à família.

 

 

Nota biográfica das autoras:


Luiza Lindenberg Lima Sawaya é licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Mackenzie com especialização na Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo e Mestre em Estudos Românicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O seu duplo interesse pela literatura e pela música do Brasil direcionou-a, como intérprete e pesquisadora, para o universo da canção brasileira, nomeadamente para as modinhas de Portugal e do Brasil nos séculos XVIII e XIX.

Tem representado o Brasil em inúmeros recitais, conferências, comunicações, entrevistas, depoimentos e eventos sobre este assunto, com publicações sobre música, acrescidas da gravação de vários CDs. No âmbito da literatura brasileira, apresenta diversas publicações, destacando-se duas obras inéditas de Domingos Caldas Barbosa: o estudo abrangente da sua obra horaciana e o seu único texto em prosa sobre a Quinta de Belas.


Marina Lindenberg Lima Horst é bacharel e licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, Master of Science pela The Johns Hopkins University (EUA), e Mestre pela Universidade Anhembi-Morumbi de São Paulo.

Dedicou-se à carreira académica, especializando-se em formação profissional na área da Hospitalidade. Trabalhou no SENAC e na Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, onde coordenou o curso de Administração Hoteleira. Participou em programas de intercâmbio com a Escola de Hotelaria de Lausanne (Suíça) e a Escola de Administração Hoteleira da Universidade de Cornell (EUA).