Biblioteca Nacional de Portugal
Serviço de Actividades Culturais
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal
Serviço de Relações Públicas Tel. 217982157/67 e 217982434
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
|
O diário de um desaparecido, de Leoš Janáček
CONCERTO | 28 maio '22 | 21h30 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
No âmbito das comemorações do centenário do escritor e encenador Jorge Listopad (1921-2017), o MPMP Património Musical Vivo convidou o jovem compositor Miguel Resende Bastos, galardoado com o Prémio Musa 2020, a adaptar o célebre ciclo de canções O Diário de um desaparecido de Leoš Janáček, que narra a história de amor entre um jovem aldeão morávio e uma jovem cigana.
A partitura de Janáček é aqui entrecortada com textos de Listopad, que tinha pelo compositor checo, seu conterrâneo, uma enorme admiração.
Programa
Leoš Janáček e Miguel Resende Bastos, O diário de um desaparecido, estreia absoluta, encomenda MPMP no âmbito do Prémio Musa 2020
Miguel Loureiro, narração e direção cénica Ricardo Campos, desenho de luz
Fabien Hyon, tenor Ana Raquel Sousa, soprano Beatriz Volante, soprano Rita Filipe, contralto
Ensemble MPMP Ana Catarina Costa, flauta Miguel Polido, saxofone Armando Martins, trompa Salomé Pais Matos, harpa Ângela Carneiro, violoncelo Jan Wierzba, piano e direção musical
O MPMP Património Musical Vivo é uma plataforma de descoberta de música e de músicos portugueses. A curiosidade, o prazer da surpresa e a vontade de desafiar passado e futuro, construindo diálogos inesperados entre repertórios antigos e novas sonoridades caracterizam o seu trabalho. Acreditando na necessidade de dinamizar, valorizar e fazer crescer o meio musical português, assumem-se como “o palco de muitas vozes” e a música é o seu guião.
|