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Esta trabalhosa vida – Os Músicos do Tejo na BNP
ENSAIO ABERTO | 23 jul. '21 | 17h00 | Sala de Exposições – Piso 1 | Entrada livre (limitada, com inscrição prévia para
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)
 Com direção de Marcos Magalhães e Marta Araújo, Os Músicos do Tejo apresentam um vasto repertório em torno da música antiga, que irá ser apresentado no 44º Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro.
Trata-se de um conjunto variado de composições musicais a partir de obras de compositores, humanistas e escritores da Renascença e do período barroco, maioritariamente portugueses: Luís de Camões, Bernardim Ribeiro, Sá de Miranda, Pedro Escobar, Marques Lésbio e Juan del Encina. Apresentam, ainda, obras anónimas seleccionadas dos Cancioneiros Musicais de Belém, Garcia de Resende, Elvas e de Paris.
Os Músicos do Tejodir. Marcos Magalhães e Marta Araújo Marco Oliveira | voz e guitarra Rodrigo Carreto | tenor Gerson Coelho | tenor Carlos Monteiro | tenor Tiago Mota | baixo Nuno Mendes e Álvaro Pinto | violas Nicolas André | dulciana Juan Carlos de Mulder | teorba e guitarra Jarrod Cagwin | percussão Marta Araújo | cravo e coordenação Marcos Magalhães | orgão e direção musical
Programa
Entrada
Sonata settima (Passacaglia) de Giovanni Antonio Bertoli (fl. 1639-1645)
«Esta trabalhosa vida», vilancete anónimo a 3 vozes (Cancioneiro Musical de Paris)
Dança de Portugal
«Pásame, por Dios, barquero», vilancete de Pedro Escobar (c. 1465 – depois de 1535) a 3 vozes (Cancioneiro Musical de Elvas)
«Partita sopra la Aria della Folia da Espagna» de Bernardo Pasquini (1637 - 1710)
«Não tragais borzeguins pretos», vilancete anónimo a 3 vozes (Cancioneiro Musical de Paris)
«Volta Prima a 4» de Carlo Farina (ca. 1600 – 1639)
«Baile a 4», excerto do Villancico «Quem viu um menino» de António Marques Lésbio (1639-1709)
«Portuguesinho dos céus», excerto do Villancico «Valentão dos meus olhos» de Filipe da Madre de Deus (1630-1690)
Em busca da esfera
Leitura de excerto de Palácio de Cristal de Peter Sloterdijk (n. 1947)
«Ay, Santa Marya», vilancete anónimo a uma voz (Cancioneiro Musical de Paris)
Leitura de excerto de A Primeira Viagem ao Redor do Mundo de Antonio Pigafetta (1491-1534)
«Senhora del mundo», vilancete anónimo a duas vozes (Cancioneiro Musical de Paris)
«Puestos estan frente a frente – El Lusitano», romance anónimo a 3 vozes
Leitura de poema para D. Sebastião em «Mensagem» de Fernando Pessoa (1888-1935)
Na segurança da poesia
Leitura de Voltas de uma cantiga alheia - «Na fonte está Lianor» - de Luís de Camões (c. 1524-c.1579)
«Na fonte está Lianor», cantiga anónima a 3 vozes (Cancioneiro Musical de Paris)
Leitura de poema de Bernardim Ribeiro (c.1482-c.1552)
«Pois tudo tão pouco dura», cantiga anónima a 3 vozes, poema atribuído a Cristóvão Falcão (c.1515-1557) (Cancioneiro Musical de Paris)
Leitura de poema
«Já não podeis ser contentes», cantiga anónima a 3 vozes (Cancioneiro Musical de Elvas)
Leitura de excerto de poema de Sá de Miranda (1481-1558)
Interlúdio
Leitura de excerto de Miguel de Cervantes (1547-1616)
«Sonata Prima à 3. doi Violini, e Basso da Brazzo ò Fagotto» de Giovanni Buonamente (ca. 1595 - 1642)
Em ritmo de Villancico
Leitura do poema de Soror Violante do Céu (1601-1693) do villancico a 4 vozes Ostente Aplausos de Filipe da Madre de Deus (1630-1690)
«Ay Jesus y Quezas de Vravatas», villancico a 4 vozes de Frei Manuel Correa (c.1600-1653)
«Amante Deus da minha Alma», villancico a 4 vozes de Pedro Vaz Rêgo (1670-1736)
«Navegante Inconstante», villancico a 4 vozes de Pedro Vaz Rêgo
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