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Esta trabalhosa vida – Os Músicos do Tejo na BNP

ENSAIO ABERTO | 23 jul. '21 | 17h00 | Sala de Exposições – Piso 1 | Entrada livre (limitada, com inscrição prévia para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar )

Com direção de Marcos Magalhães e Marta Araújo, Os Músicos do Tejo apresentam um vasto repertório em torno da música antiga, que irá ser apresentado no 44º Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro.

Trata-se de um conjunto variado de composições musicais a partir de obras de compositores, humanistas e escritores da Renascença e do período barroco, maioritariamente portugueses:  Luís de Camões, Bernardim Ribeiro, Sá de Miranda, Pedro Escobar, Marques Lésbio e Juan del Encina. Apresentam, ainda, obras anónimas seleccionadas dos Cancioneiros Musicais de Belém, Garcia de Resende, Elvas e de Paris.


Os Músicos do Tejo
dir. Marcos Magalhães e Marta Araújo

Marco Oliveira | voz e guitarra
Rodrigo Carreto | tenor
Gerson Coelho | tenor
Carlos Monteiro | tenor
Tiago Mota | baixo

Nuno Mendes e Álvaro Pinto | violas
Nicolas André | dulciana
Juan Carlos de Mulder | teorba e guitarra
Jarrod Cagwin | percussão
Marta Araújo | cravo e coordenação
Marcos Magalhães | orgão e direção musical


Programa

Entrada

Sonata settima (Passacaglia) de Giovanni Antonio Bertoli (fl. 1639-1645)

«Esta trabalhosa vida», vilancete anónimo a 3 vozes (Cancioneiro Musical de Paris)


Dança de Portugal

«Pásame, por Dios, barquero», vilancete de Pedro Escobar (c. 1465 – depois de 1535) a 3 vozes (Cancioneiro Musical de Elvas)

«Partita sopra la Aria della Folia da Espagna» de Bernardo Pasquini (1637 - 1710)

«Não tragais borzeguins pretos», vilancete anónimo a 3 vozes (Cancioneiro Musical de Paris)

«Volta Prima a 4» de Carlo Farina (ca. 1600 – 1639)

«Baile a 4», excerto do Villancico «Quem viu um menino» de António Marques Lésbio  (1639-1709)

«Portuguesinho dos céus», excerto do Villancico «Valentão dos meus olhos» de Filipe da Madre de Deus (1630-1690)


Em busca da esfera

Leitura de excerto de Palácio de Cristal de Peter Sloterdijk (n. 1947)

«Ay, Santa Marya», vilancete anónimo a uma voz (Cancioneiro Musical de Paris)

Leitura de excerto de A Primeira Viagem ao Redor do Mundo de Antonio Pigafetta (1491-1534)

«Senhora del mundo», vilancete anónimo a duas vozes (Cancioneiro Musical de Paris)

«Puestos estan frente a frente – El Lusitano», romance anónimo a 3 vozes

Leitura de poema para D. Sebastião em «Mensagem» de Fernando Pessoa (1888-1935)


Na segurança da poesia

Leitura de Voltas de uma cantiga alheia - «Na fonte está Lianor» - de Luís de Camões (c. 1524-c.1579)

«Na fonte está Lianor», cantiga anónima a 3 vozes (Cancioneiro Musical de Paris)

Leitura de poema de Bernardim Ribeiro (c.1482-c.1552)

«Pois tudo tão pouco dura», cantiga anónima a 3 vozes, poema atribuído a Cristóvão Falcão (c.1515-1557) (Cancioneiro Musical de Paris)

Leitura de poema

«Já não podeis ser contentes», cantiga anónima a 3 vozes (Cancioneiro Musical de Elvas)

Leitura de excerto de poema de Sá de Miranda (1481-1558)


Interlúdio

Leitura de excerto de Miguel de Cervantes (1547-1616)

«Sonata Prima à 3. doi Violini, e Basso da Brazzo ò Fagotto» de Giovanni Buonamente (ca. 1595 - 1642)


Em ritmo de Villancico

Leitura do poema de Soror Violante do Céu (1601-1693) do villancico a 4 vozes Ostente Aplausos de Filipe da Madre de Deus (1630-1690)

«Ay Jesus y Quezas de Vravatas», villancico a 4 vozes de Frei Manuel Correa (c.1600-1653)

«Amante Deus da minha Alma», villancico a 4 vozes de Pedro Vaz Rêgo (1670-1736)

«Navegante Inconstante», villancico a 4 vozes de Pedro Vaz Rêgo