Serviços
Versão para impressão Enviar por E-mail

Serviço CIP

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa



Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

CIP - Catalogação na Publicação

 

Serviço descontinuado a partir de 01-01-2023

A Catalogação na Publicação (ou CIP – Cataloguing in Publication) foi, entre 1990 e 2022, um serviço profissional de adesão voluntária para editores, fornecido pela Biblioteca Nacional de Portugal com o objetivo fundamental de facilitar, através dos dados catalográficos impressos na própria obra, a catalogação dos livros nas bibliotecas.

Desde 2012 que a BNP tem vindo a reduzir o tempo de processamento dos livros recebidos por Depósito Legal, tempo que atualmente não ultrapassa os 31 dias,  sendo os dados da bibliografia corrente atualizados diariamente, e ficando os registos informatizados imediatamente acessíveis e descarregáveis online, a partir do Catálogo da BNP, para importação direta para as bases de dados de outras bibliotecas e livrarias, em vários formatos legíveis por computador.

Por outro lado, desde 2016 que a BNP mantém novos serviços online – a plataforma de dados abertos OpenData.BNPortugal.pt e a Bibliografia Nacional Portuguesa Online – os quais vieram consolidar as funções de fornecimento de dados bibliográficos e de difusão do que se publica correntemente em Portugal, sob formas mais consentâneas com a realidade tecnológica atual e com maior impacto, tornando ultrapassado o Serviço CIP.

Por todas estas razões, o serviço CIP foi descontinuado com efeitos a partir se 1 de janeiro de 2023, ficando sem efeito os protocolos existentes de adesão ao serviço.

Para mais informações contactar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar